sábado, 3 de agosto de 2013

Bizarro: gatos de rua atacam e ferem mulher na França

feral-cats

Não é filme de terror trash. Uma gangue de gatos de rua atacou uma mulher e seu cachorro poodle, na França, obrigando as vítimas a procurar atendimento médico devido aos ferimentos.
O ataque felino aconteceu neste mês de julho, perto da cidade de Belfort, no leste da França. A mulher de 31 anos de idade estava andando com seu cão perto de uma área arborizada quando seis felinos pularam em cima dela, derrubando-a no chão, segundo informações do jornal “The Independent”. A vítima foi atendida em um hospital próximo, onde também recebeu injeção contra a raiva. O poodle foi tratado em uma clínica veterinária nas proximidades.


A vida secreta dos gatos de rua

Josette Galliot, a mãe da vítima, relata o incidente: “Os gatos pularam na minha filha e conseguiram derrubá-la. Eles morderam sua perna e seus braços. Eles ainda perfuraram uma artéria”, conta. Galliot ainda diz que a filha pensou que fosse um pesadelo. “Ela ainda está traumatizada e está beirando a depressão”.
O que aconteceria se todos os gatos do mundo desaparecessem?
Veterinários e moradores locais estão divididos quanto ao que pode ter provocado a fúria felina. Segundo algumas testemunhas, a recente onda de calor na região pode ter desempenhado um papel no comportamento tão agressivo e incomum dos animais.
A veterinária Valerie Dramard acredita que os gatos estavam protegendo seu território do poodle e a moça simplesmente estava no caminho. “Os gatos não são os novos zumbis do apocalipse”, tranquiliza Dramard. “Eles apenas são muito territoriais e hostis com espécies desconhecidas”, completa.

Apesar da observação da veterinárias, os gatos são, sim, conhecidos por serem caçadores muito agressivos. Uma pesquisa recente revelou que os gatos matam entre 1,4 bilhões e 3,7 bilhões pássaros e entre 6,9 bilhões e 20,7 bilhões de pequenos mamíferos a cada ano nos Estados Unidos. Recentemente, houve uma onda de defensores da ideia de manter todos os gatos domésticos nas casas de seus donos. Estudos comprovam que tamanha matança dos felinos pode afetar profundamente o equilíbrio da natureza.

O professor Stanley Temple, da Universidade de Wisconsin-Madison, está entre os defensores da fauna selvagem que propõe a proibição de gatos ou, pelo menos, o banimento da liberdade indiscriminada de gatos domésticos. “Nós há muito tempo aceitamos o fato de que você não pode deixar o seu cachorro correr livre por aí, e ainda assim os donos de gatos parecem se ofender com a ideia de ter que manter seus gatos dentro de casa”, comenta.

Segundo o “The Independent”, cerca de 8 mil gatos selvagens nascem todos os dias na França. “Devemos nos livrar deste flagelo”, acredita Galliot, a mãe da moça ferida. “Há muitos gatos no bairro, muitos dos quais são de rua. Há também muitas crianças aqui, não queremos que isso aconteça novamente”.

Para os amantes do gato, uma certeza: pesquisadores da Universidade de Oxford observaram que, enquanto os números de animais mortos são absolutos e complicados de serem deixados de lado, os cães não ficam muito atrás. Os cachorros domésticos também são assassinos de animais selvagens e espalham doenças quando são autorizados a passear ao ar livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário