O Dia das Bruxas (Halloween, nos países anglo-saxónicos) nasceu de uma lenda dos druidas, sacerdotes dos celtas, povo que habitava a Inglaterra por volta do ano 200 a.C. Na noite de 31 de Outubro, segundo eles, todas as bruxas, demônios e espíritos dos mortos se reúnem para uma grande festa. O medo que a comemoração causava foi sendo esquecido e ela se transformou em um grande feriado para os mais jovens. Nos Estados Unidos, ela é chamada de Halloween. Vestindo fantasias, as crianças batem de porta em porta e dizem Tricks or treats (Travessuras ou gostosuras). Nos últimos anos, a festa vem se popularizando também no Brasil em festas a fantasia.
"Halloween" deriva de Hallowe'en, uma contração arcaica, mantida ainda na Escócia, de "All Hallow's Eve," O Dia de Todos os Santos católico, que costumava ser chamado "All Hallows," derivado de All Hallowed Souls (Todas as Almas Santificadas).
O feriado era um dia de festividades religiosas em várias tradições pagãs europeias do norte, até ser apropriado por missionários cristãos (juntamente com o Natal e a Páscoa, outros dois feriados pagãs tradicionais do norte europeu) quando recebeu uma reinterpretação à luz da nova fé.
A primeira comemoração do halloween começou na Irlanda. As cores que simbolizam o halloween são o laranja, o preto e roxo. No halloween celebram-se personagens como fantasmas, bruxas, zumbis, vampiros (incluindo Drácula), Jack o lanterna, abóboras, morcegos, caveiras, esqueletos, monstros, demônios, aranhas e outros elementos relacionados com o medo e a magia. como os lugares para que o seu imaginário remete, como cemitérios, mansões assombradas, lugares escuros, etc.
O Halloween, embora tenha uma festa dedicada a ele, pode ser comparado, no Brasil, às tradições do Carnaval e Dia de São Cosme e São Damião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário