A parada gay surgiu como uma maneira de lutar pelos direitos da população GLBT, mas muitos gays admitem que a Parada Gay virou mais uma festa (um Carnaval fora de época) do que um protesto (muitos inclusive admitem ser contra por esse causa disso).
A Rebelião de Stonewall foi um conjunto de episódios de conflito violento entre gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros e a polícia de Nova Iorque que se iniciaram com uma revista policial em 28 de Junho de 1969 e duraram vários dias. Tiveram lugar no bar Stonewall Inn e nas ruas envolventes e são largamente reconhecidos como o evento catalisador dos modernos movimentos em defesa dos direitos civis LGBT. Stonewall foi um marco por ter sido a primeira vez que um grande número do público LGBT se juntou para resistir aos maus tratos da polícia para com a sua comunidade, e é hoje considerado como o evento que deu origem aos movimentos de celebração do orgulho gay.
Não podemos ignorar que o movimento moderno de defesa dos direitos humanos dos homossexuais tem início com uma revolta, uma luta contra a repressão que ocorria nos bares gays de NY e em outros lugares como no Brasil também. A primeira parada gay em 1970 surge para celebrar essa revolta, lembrar a luta e marcar que os abusos não seriam mais tolerados. Enquanto os direitos humanos da população LGBT continuarem a ser desrespeitados as paradas gays continuarão a existir e mesmo se todos os direitos um dia forem assegurados, elas continuarão como um testemunho de todos que sofreram e morreram ao longo da história simplesmente por serem LGBT e também em memória de todos aqueles que lutaram pelo fim da discriminação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário