sábado, 19 de outubro de 2013

O Mundo Aracnídeo


As aranhas viúvas negras (Latrodectus) são chamadas assim porque o macho após a cópula, acabam por perder o bulbo copulador morrendo em seguida, aparentando parecer que a fêmea o mata.
              
                  
-A aranha armadeira (Phoneutria) tem esse nome por ficar apoiada nas pernas traseiras e levantar as perna anteriores para dar o bote no seu possível predador, as pernas traseiras funcionam como molas. Outro nome da armadeira é banana spider, ou aranha das bananas.
                 
-Na idade média na cidade de Taranto, no sul da Itália, acreditava-se que se a pessoa obtivesse uma sudorese através de dança, corridas etc., ela eliminaria o veneno do corpo, por isso a Tarântula recebeu esse nome.
                 
-O nome da aranha marrom, não tem muitas particularidades, a não ser que provem para nós, que vem do nome em Inglês que é Brown spider.
                 
-Existe uma espécie de aranha que, para realizar a cópula, ele oferece seu abdômen para a fêmea comer, e enquanto ela se farta, ele aproveita para a cópula, geralmente morrem, a não ser que sejam bem rápidas e a fêmea não coma todo seu abdômen.
                 
-Em aranhas caranguejeiras, é preciso muita diplomacia para o acasalamento, pois a fêmea nem sempre reconhece o macho como macho, e sim como uma presa que ela não hesitará em capturar. E mesmo que o macho consiga a cópula, como ele tem que ficar por baixo da fêmea, logo após tem que sair o mais rápido possível, pois pode virar uma presa fácil.
                 
-As aranhas caranguejeiras em geral não são perigosas provocando risco de vida como as aranhas marrons, tem uma morfologia agressiva por serem de porte grande e possuírem pêlos pelo corpo. Seu mecanismo de defesa ocorre quando é ameaçada, ela fricciona as pernas traseiras sobre o abdômen e libera pêlos que podem provocar irritações na pele e mucosas.

-Todas as aranhas possuem veneno, o que varia é a toxicidade de cada espécie.
                 
-Existe uma vespa da família dos Pompilídeos, é um inimigo natural das aranhas, caçam-nas e ferroam-nas mas sem que essas morram, na verdade ficam sedadas. São transportadas para um buraco onde a vespa deposita seu ovo e quando nasce a larva, esta se alimentará da aranha.
                 
-Existem moscas que possuem a morfologia semelhante ao de uma vespa, chamamos esse mecanismo de mimetismo, que é um disfarce para se defender.
                 
-Existe uma espécie de borboleta colorida que é venenosa para seus predadores, e ao mesmo tempo, várias espécies fazem mimetismo dessa borboleta para se defenderem.
                 
-O suicídio do escorpião, na verdade é falso, pois o que ocorre é que quando é posto fogo em sua volta, ele apenas tenta se proteger e fugir, tenta picar na verdade o que está pondo em risco sua vida. Em testes realizados com escorpiões, é quase que impossível seu ferrão penetrar a carapaça quitinosa, e o veneno injetado no próprio escorpião também não faz efeito algum. A verdade é que ele não comete o suicídio.
                 
-A cauda do escorpião na verdade não é uma cauda verdadeira, pois perto do seu ferrão, fica o ânus,
                 
-Os sapos, não jogam veneno a distância e cegam os olhos como dizem os ditos populares, na verdade o que é expelido é a urina, que pode provocar no máximo uma irritação. Porque o veneno dos sapos localiza-se em uma glândula que fica um pouco atrás dos olhos e a eliminação desse veneno só é feita se comprimida a glândula produtora de veneno, e a pessoa levar a mão a boca, aí pode se intoxicar.
                 
-Na região norte, os escorpiões são chamados de lacraias e as lacraias são chamadas de escorpiões.
                 
-A maior caranguejeira encontrada tinha 28 cm de diâmetro e está no Guiness Book.
                 
-Fora do Brasil, a caranguejeira é chamada de tarântula, que na verdade para nós é a Lycosa.
                 
-A idade das cascavéis, não se contam através dos anéis do guizo, pois os anéis na verdade,  são vestígios das trocas de pele feitas pela serpente, e que podem ocorrer mais de uma ou mais trocas de pele durante seu ciclo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário