É verdade, muita gente confunde esses nomes todos. Mas garanto que a definição não é bem esta que te disseram. Vamos lá, como eu sempre digo, para tudo tem explicação! Apesar de vários outros insetos possuírem casulo/crisálida, vamos tomar a borboleta como exemplo, pois é o inseto que as pessoas mais conhecem por causa da metamorfose, não é?
Sabemos que as borboletas possuem quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. Ovo é ovo, o embrião está se desenvolvendo coberto por uma casquinha; larva é a lagarta, a fase em que a borboleta mais come na vida, afinal para passar de lagarta para borboleta, deve gastar muita energia; pupa é fase em que a lagarta se fecha em um compartimento seguro para sofrer metamorfose, chamamos normalmente de casulo e o adulto é a fase depois da metamorfose, pronta para a reprodução.
É chamada PUPA, a fase em que os insetos holometabólicos (borboletas, moscas, besouros, etc.) se reservam para sofrer metamorfose. o corpo vermiforme é desmanchado e outro corpo de adulto é formado. É uma fase de intensa atividade e qualquer mudança brusca no ambiente pode ser fatal. As borboletas tem um nome especial para a fase de pupa, são chamadas de CRISÁLIDAS.
O CASULO propriamente dito é quando as lagartas tecem uma cobertura de seda, auxiliada muitas vezes por folhas, gravetos e até pedrinhas, que serve para protegê-las de seus inimigos e de condições meteorológicas adversas durante o período de pupa, quando o inseto fica totalmente desamparado. Dentro do casulo, encontra-se a crisálida, que, como já dito, chamamos a fase de pupa das borboletas.
Em resumo, o casulo é uma cobertura tecida pela lagarta para proteger a pupa. A crisálida é o nome dado a pupa da borboleta. Algumas espécies de borboletas não tecem casulo e então a crisálida fica visível.
:p Crisálida …
Casulo …
Casulo …
Casulo …
Nenhum comentário:
Postar um comentário