As borboletas estão presentes praticamente no mundo todo. Por serem animais de sangue frio sua predileção de habitat se dá por lugares quentes, especificamente nos trópicos onde há uma grande fartura de alimentos para estes animais, e uma grande diversidade de espécies.
Somente no Brasil estão catalogadas mais de 5.000 espécies de borboletas, tornando esses insetos uma fauna extremamente grande e importante, com grande contribuição para o meio ambiente.
Existem, pelo mundo todo, diversas espécies de borboletas muito raras e peculiares, abaixo nossa lista com algumas das espécies de borboletas mais raras do mundo:
Borboleta Azul
Correndo risco de extinção em diversos países, a borboleta-azul ou Maculinea alcon, pode ser encontrada na Europa e na Ásia setentrional, especialmente durante o período do verão.
Borboleta Transparente
Bastante comum na América Central, especialmente no México e no Panamá, a borboleta transparente tem esse nome devido à falta de coloração em suas asas. Na verdade essa característica da borboleta transparente é um mecanismo de defesa contra predadores.
Borboleta Folha
A borboleta folha pode ser encontrada em florestas da Nova Guiné e de Madagascar. A coloração de suas asas, quando fechadas, é semelhante a uma folha seca, essa é uma defesa natural do inseto, uma camuflagem contra seus predadores.
Borboleta 88
Encontradas primordialmente no pantanal brasileiro, essa espécie de borboleta leva esse nome em virtude das listras em suas asas que se assemelham ao número 88.
Borboleta Rainha Alexandra
A borboleta Rainha Alexandra é a maior borboleta do mundo, a sua envergadura pode chegar a impressionantes 30 centímetros. Seu habitat são as florestas naturais em Papua Nova Guiné.
Nenhum comentário:
Postar um comentário