sábado, 1 de fevereiro de 2014

O que ocorre durante a fase de pupa dos insetos ?

O que ocorre durante a fase de pupa dos insetos?

A pupa é um estágio do desenvolvimento de alguns insetos, como borboletas, mariposas, pulgas, formigas e vespas. Durante essa fase da metamorfose, a larva é envolta em uma pupa, onde é submetida a várias transformações, incluindo, em muitas espécies, a formação de asas. As pupas recebem nomes diferentes, de acordo com as espécies: no caso das borboletas, também são chamadas de crisálidas, enquanto a da mariposa é conhecida como casulo.

Pupação
A pupação é o estágio inicial do desenvolvimento da pupa. Ela começa logo após a larva parar de se alimentar. Quando o animal atinge um determinado tamanho, os níveis de hormônios juvenis começam a baixar, ele para de comer e movimentar-se, e seu corpo começa a mudar de cor e de textura. As lagartas da mariposa produzem um casulo sedoso usando glândulas especiais. No caso das lagartas da borboleta, elas se prendem a uma folha com as mesmas glândulas secretoras de seda.

Histólise
Quando a larva está completamente envolta pelo casulo, crisálida ou outro tipo de pupa, seu corpo começa a sofrer uma transformação drástica por meio de um processo conhecido como histólise. As larvas possuem células especializadas chamadas de transformativas, que permanecem inertes ao longo de suas vidas. No entanto, quando o processo de pupação é iniciado, essas células são ativadas, desencadeando vários processos bioquímicos que rompem a estrutura interna da lagarta.

Histogênese
A histogênese é a formação dos órgãos presentes no animal adulto, tais como as asas, as pernas e os olhos compostos. Após a ruptura da estrutura larval, as células chamadas histoblastos começam a remodelar o novo corpo. Esses histoblastos podem se diferenciar em vários tipos de células, que formam órgãos diferentes. O período de histogênese varia de acordo com a espécie. Na mariposa do gênero Manduca, os olhos começam a se formar três dias após a pupação, enquanto a pigmentação das asas ocorre de 15 a 18 dias depois.

Eclosão
Assim que o corpo adulto está formado dentro da pupa e a metamorfose está completa, o inseto rompe a pupa e eclode. Dentre os fatores que ajudam a desencadear a eclosão estão as mudanças de temperatura ou de iluminação e a liberação de novos hormônios dentro do corpo do animal. A duração total da fase de pupa da maioria das espécies de borboletas e mariposas depende da quantidade de exposição à luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário