Em cada país, a data que representa o nascimento de uma pessoa é celebrada de uma maneira diferente, considerando as religiões e os costumes de cada cultura. Aprenda um pouco sobre a tradição de alguns deles.
China
O aniversario sempre é realizado coletivamente na passagem do ano novo. É nessa data que todos os chineses ficam um ano mais velhos.
Em sua crença, a criança já nasce com um ano de idade. Quando completa dois, ela é colocada dentro de um círculo formado por objetos como moedas, livros, bonecas, etc. O item que ela escolher será uma previsão da vida futura: se pegar uma moeda, terá muito dinheiro; se optar por um livro, é sinal de que se dedicará aos estudos. Se uma boneca lhe chamar mais a atenção, isso indica que terá muitos filhos.
Finlândia e Dinamarca
No dia da comemoração, uma bandeira é hasteada em frente à casa, para que todos saibam que ali mora um aniversariante. Os presentes são colocados ao redor da cama enquanto ele está dormindo. Ao acordar, os amigos e parentes o aguardam para tomar um café da manhã especial, conhecido como brunch.
Tailândia
Os seguidores do budismo aproveitam a ocasião para fazer boas ações. Também faz parte dos costumes entregarem alimentos aos monges que passam pela rua.
Vietnã
Em geral, os vietnamitas não sabem o dia do seu aniversário. Eles se referem ao ano em que nasceram mencionando o símbolo lunar que representa aquele ano. A data é comemorada coletivamente durante a passagem do ano novo, como agradecimento e prosperidade para o seguinte.
Rússia, Sérvia, Bulgária e Grécia
É costume, entre os fiéis da Igreja Ortodoxa batizar seus filhos com nomes de santos. Por isso, alguns comemoram o aniversário no dia dedicado ao padroeiro. Outra prática comum é fazer duas festas, uma na data de nascimento e outra no dia do protetor.
Japão
Para os meninos, o aniversário de cinco anos é considerado uma data especial. É nessa idade que, na época dos samurais, eles eram apresentados como guerreiros. As meninas, por sua vez, aguardam com ansiedade a festa de sete anos, durante a qual recebem seu primeiro quimono. Também é tradição homenagear as crianças de três, cinco e sete anos no dia 15 de novembro. Na ocasião, os pais levam os filhos para rezar no templo e lhes presenteiam com doces.
México, Chile, Cuba e El Salvador
“Pinhata” Um vaso de barro recheado de doces e presentes é tradicionalmente pendurado no teto. O aniversariante, de olhos vendados, tem a missão de encontrá-lo e quebrá-lo, para que todos dividam o conteúdo. Durante a brincadeira, os amigos cantam e dançam músicas tradicionais.
África
Em diversas nações africanas, a data do aniversário não é celebrada. Entre os nove e os 12 anos de idade, é feita uma comemoração que consiste no ensinamento de leis, crenças, costumes, músicas e as danças da tribo. Em seguida, o aniversariante passa por um rigoroso teste de tarefas e experiências.
Canadá
O nariz do aniversariante é lambuzado com manteiga ou margarina e os amigos tentam segurá-lo. A tradição tem como objetivo desejar sorte a quem completa mais um ano.
Inglaterra
Um objeto simbólico, como uma moeda, é colocado dentro do bolo. Acredita-se que quem encontrá-lo terá prosperidade e fortuna. Também é costume levantar e abaixar o aniversariante pelas mãos. O gesto é repetido por um número de vezes correspondente ao total de anos que a pessoa está completando. Depois, mais uma vez para sorte, duas para mais sorte e três para que ela viva muitos anos.
Alemanha
O número de velas no bolo varia de acordo com a idade do aniversariante. Inclui-se mais uma, representando boa sorte para o próximo ano. Uma pessoa da família ou um amigo acende as velas pela manhã e elas permanecem acesas até a noite. Após servir o jantar, canta-se o Parabéns e o homenageado deve apagar todas as velas de uma só vez. No aniversario infantil, a criança é dispensada das tarefas escolares.
Quando uma pessoa comemora seus 30 anos e ainda está solteira, deve varrer as escadas do prédio da prefeitura ou do chão em frente à sua casa. Os amigos tornam a missão mais árdua, jogando papeis. A brincadeira é uma espécie de castigo, para incentivar a busca por um companheiro.
Israel
Nos aniversários judaicos, o aniversariante senta em uma cadeira especial, que é levantada e abaixada pelos amigos. O número de anos que ele está comemorando é o que determina o número de repetições desse gesto, seguida por uma extra, que representa sorte.
Holanda
Os aniversários de 5, 10, 15, 20 e 21 são chamados de anos de reinado. Nessas datas, o aniversariante recebe uma coroa e conquista o direito de ser tratado como um rei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário