10 motivos para amar o inverno
1. Chima: ele já é fiel escudeiro dos gaúchos, mas, no inverno, com a água quente — não fervida, só até a chaleira chiar — sorvida em meio à erva-mate faz do chimarrão mais do que uma companhia: um aquecedor para a alma.
2. Pinhão: dá pra pechinchar o preço do saco de pinhão na beira da estrada e, na panela de pressão ou no fogo de chão, prosear até a semente ficar pronta. Na hora de comer, não dá pra escapar. A probabilidade indica que, de cada dez pinhões, nove estarão estragados e com aquele gosto amargo.
3. Berga: que nada de mexerica ou tangerina, aqui ela tem nome de bergamota — e até apelido. A amada berga, que só dá no inverno, vai bem com um mate e ainda deixa aquele perfume no ar — e nas mãos.
4. Vinho e quentão: em frente à lareira ou na festa de São João, hein?
5. Lagartear no sol: a única possibilidade real dos gaúchos vestirem camiseta de manga curta nos próximos três meses. Sentado sob o sol na Redenção, até dá um calorzinho.
6. Na beca: tem até carioca que, basta os termômetros marcarem 20ºC, para se emperiquitarem de touca na cabeça e botas nos pés. Aqui não tem jeito, as temperaturas baixas nos obrigam, sim, a apostar na finésse dos casacos de lã e jaquetas de couro.
7. Fondue, pizza e chocolate: ninguém vai vestir biquíni ou sunga nos próximos meses. Então, se joga no fondue, menina (o)!
8. Dormir, dormir e dormir: não há programação que vença a vontade de ficar na cama em dias frios (e se ligar aquele lençol térmico então...).
9. Esse ano neva: passa ano, entra ano, a promessa é sempre a mesma. "Esse ano neva em Porto Alegre". Se não, rumo aos Ausentes ver os campos branquinhos.
10. Só no Rio Grande: já pensou aquele Forno Alegre o ano todo? Praia, sol e água de coco? Que bom que temos um inverninho pra contrabalancear.
10 motivos para odiar o inverno
1. Sair da cama: o celular marca a temperatura de 0ºC lá fora. Como faz pra levantar da cama? O jeito é dormir de ceroulas.
2. Do banho pro quarto: só a estufa salva na saída gélida do banho.
3. Efeito cebola: saiu de casa às 7h com blusa, blusão, moletom, casaco e manta. Ao meio-dia, só uma peça no corpo e as outras de penduricalho no braço. Acertar a roupa, que tarefa.
4. Extremidades frias: mão fria coração quente, já diziam. E o coitado dos pés, só um sapato recheado de jornal para esquentar.
5. Clima britânico: frio e chuva — combinação que só perde para o calor e vento abafado do verão.
6. Ir pra noite: fila, frio. Bar ao ar livre, frio. Show, frio. Vamos naquele restaurante que tem aquecedor, hein?
7. E a cerveja: só europeu para beber cerveja quente. A nossa gelada, no inverno, serve para pré-congelar a mão.
8. Preguiça: academia? Corrida na rua? Passeio de bicicleta? Começo em outubro.
9. Resfriado: ele vai durar três meses. Prepare-se, já, para o estoque de vitamina C e lenços. Vai que acaba.
10. Por que conosco: lá estarão seus amigos de férias no Rio postando fotos no calorão. Nem queria mesmo.