sábado, 21 de junho de 2014

O Inverno Chegou !!!



10 motivos para amar o inverno 

1. Chima: ele já é fiel escudeiro dos gaúchos, mas, no inverno, com a água quente — não fervida, só até a chaleira chiar — sorvida em meio à erva-mate faz do chimarrão mais do que uma companhia: um aquecedor para a alma. 

2. Pinhão: dá pra pechinchar o preço do saco de pinhão na beira da estrada e, na panela de pressão ou no fogo de chão, prosear até a semente ficar pronta. Na hora de comer, não dá pra escapar. A probabilidade indica que, de cada dez pinhões, nove estarão estragados e com aquele gosto amargo. 

3. Berga: que nada de mexerica ou tangerina, aqui ela tem nome de bergamota — e até apelido. A amada berga, que só dá no inverno, vai bem com um mate e ainda deixa aquele perfume no ar — e nas mãos. 

4. Vinho e quentão: em frente à lareira ou na festa de São João, hein? 

5. Lagartear no sol: a única possibilidade real dos gaúchos vestirem camiseta de manga curta nos próximos três meses. Sentado sob o sol na Redenção, até dá um calorzinho. 

6. Na beca: tem até carioca que, basta os termômetros marcarem 20ºC, para se emperiquitarem de touca na cabeça e botas nos pés. Aqui não tem jeito, as temperaturas baixas nos obrigam, sim, a apostar na finésse dos casacos de lã e jaquetas de couro. 

7. Fondue, pizza e chocolate: ninguém vai vestir biquíni ou sunga nos próximos meses. Então, se joga no fondue, menina (o)! 

8. Dormir, dormir e dormir: não há programação que vença a vontade de ficar na cama em dias frios (e se ligar aquele lençol térmico então...).

9. Esse ano neva: passa ano, entra ano, a promessa é sempre a mesma. "Esse ano neva em Porto Alegre". Se não, rumo aos Ausentes ver os campos branquinhos. 

10. Só no Rio Grande: já pensou aquele Forno Alegre o ano todo? Praia, sol e água de coco? Que bom que temos um inverninho pra contrabalancear. 

10 motivos para odiar o inverno 

1. Sair da cama: o celular marca a temperatura de 0ºC lá fora. Como faz pra levantar da cama? O jeito é dormir de ceroulas. 

2. Do banho pro quarto: só a estufa salva na saída gélida do banho. 

3. Efeito cebola: saiu de casa às 7h com blusa, blusão, moletom, casaco e manta. Ao meio-dia, só uma peça no corpo e as outras de penduricalho no braço. Acertar a roupa, que tarefa. 

4. Extremidades frias: mão fria coração quente, já diziam. E o coitado dos pés, só um sapato recheado de jornal para esquentar.

5. Clima britânico: frio e chuva — combinação que só perde para o calor e vento abafado do verão. 

6. Ir pra noite: fila, frio. Bar ao ar livre, frio. Show, frio. Vamos naquele restaurante que tem aquecedor, hein? 

7. E a cerveja: só europeu para beber cerveja quente. A nossa gelada, no inverno, serve para pré-congelar a mão. 

8. Preguiça: academia? Corrida na rua? Passeio de bicicleta? Começo em outubro. 

9. Resfriado: ele vai durar três meses. Prepare-se, já, para o estoque de vitamina C e lenços. Vai que acaba. 

10. Por que conosco: lá estarão seus amigos de férias no Rio postando fotos no calorão. Nem queria mesmo.

sábado, 14 de junho de 2014

O Inverno está Chegando ...



Do latim: hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal. Associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. Estação que sucede o Outono e antecede a Primavera.

O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo.
No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas. Já nas outras regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, é a chuva quem dá o ar da sua graça.
Como a temperatura cai nessa fase, as pessoas tendem a passar mais tempo dentro de casa, principalmente debaixo das cobertas!

 Aquele tempinho bom de colocar uma roupa mais quente, fazer pão em casa e deixar aquele cheirinho delicioso tomar a casa inteira, junto com o cheiro do café feito na hora, aquelas sopas maravilhosas que em outras épocas a gente não tem oportunidade de degustar, o chá perfumado e fumegante .

Dias de se aconchegar com os nossos entes mais queridos, com a família, com os amigos, pois na casa da gente ou na casa dos outros, é muito bom nos reunirmos, nos aproximarmos mais.

O frio antecede a sua estação, mas já podemos encontrar a tainha fresca, no mercado, até com ova. Já disse em outra oportunidade que inverno sem tainha não é inverno e o fato de ter esfriado aumenta a presença da vedete das nossas mesas nos dias frios do litoral.

Mantas, cobertores, casacos, meias e, quem sabe, luvas, cachecóis, botas, todos a postos. O inverno está aí.

Que seja bem vindo o Inverno !!!

Porque existe verão e inverno ?




As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. 

Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos. Durante o Verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o sol se volta, lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação. No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador. 

Porém, o sol, vai continuar se distanciando aparentemente para norte. A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, e, ao contrário do Verão, os dias serão mais curtos e as noites mais longas. 

Então, o Sol vai começar a se deslocar na direção sul. Começando então a Primavera e os dias e as noites terão a mesma duração. 

Portanto, as estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o Pólo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Agora o Pólo Sul fica em ângulo na posição do Sol. É verão na Austrália e faz frio na América do Norte. 

Por que no Brasil o Dia dos Namorados não é em fevereiro?



No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho - para os católicos, véspera do dia dedicado a Santo Antônio, também conhecido pela fama de "casamenteiro". Mas em boa parte do mundo, principalmente em países do hemisfério norte, a data é celebrada em 14 de fevereiro, naquele que é denominado Dia de São Valentim. Mas você sabe como tudo começou? E qual o motivo de em nosso país comemorarmos esse dia em uma ocasião diferente da maioria dos outros povos?

Segundo o psicólogo, pesquisador e especialista em relacionamentos amorosos Thiago de Almeida, as origens do Dia dos Namorados estão no século IV a.C., com a festa romana feita em homenagem ao deus Lubercus, o Festival de Lupercalia. Naquela época, o festival, que ocorria em fevereiro, servia para que a população pedisse proteção aos pastores e abundância nas colheitas. Contudo, durante a festa, havia um jarro de cerâmica com os nomes das moças da região para que os rapazes pudessem escolher quem seria a companheira para as festividades do dia e de outros eventos até o próximo ano. Alguns pares, em função da convivência e da proximidade, apaixonavam-se e acabavam se casando.

"Este festival durou cerca de 800 anos, porém foi alterado com o surgimento do cristianismo: ao invés dos nomes das moças, a Igreja Católica começou a usar os nomes dos santos. O deus homenageado também foi trocado. Lubercus era um deus pagão e, portanto, impróprio para a ideologia cristã. Foi em função disso que surgiu a ideia de santificar o presbítero Valentim", explica Almeida.

Porém, a substituição não foi tranquila. Naquela época (aproximadamente no século II d.C.), o imperador romano Claudius não suportava e ideia de que São Valentim pudesse ser mais popular pregando a existência de apenas um Deus, pois, na visão dele, tal popularidade poderia tirá-lo do poder. Além disso, achava um desrespeito com os deuses romanos a ideia de haver um único Deus, e proibiu o casamento para que os soldados não sentissem saudades de casa. As pessoas que negavam o politeísmo, inclusive São Valentim, eram perseguidas, aprisionadas e torturadas.

Mesmo assim, havia aqueles que não concordavam com o imperador. "Os apaixonados encontraram refúgio no presbítero Valentim. Ele havia sido o único no Império que continuava a celebrar casamentos", conta Almeida. Mas, quando o imperador descobriu a audácia de Valentim, colocou-o na prisão. Contudo, mesmo encarcerado o presbítero continuou a realizar conversões e a louvar a Deus, o que levou Claudius a querer decapitá-lo.

Diz a lenda que, antes de morrer, no dia 14 de fevereiro de 269 d.C. (na véspera do Festival de Lupercalia), Valentim se disse apaixonado pela filha do guarda da prisão, que era cega. A moça levava refeições diariamente para os prisioneiros e foi ela quem recebeu a última carta de Valentim, que, ao se despedir, fez com que ela pudesse enxergar. Na carta de despedida estava assinado: "seu eterno Valentim" (frase que ainda é impressa em cartões do dia de São Valentim).

Mesmo sendo a data mais reconhecida em todo mundo para comemorar o dia dos apaixonados, há vários países que comemoram o amor dos casais em ocasiões diferentes. Afinal, como outras histórias, esta não chegou a ser difundida em todas as culturas. No Brasil, por exemplo, até 1949 não existia data no calendário para festejar o romance entre namorados, pretendentes e apaixonados.

De acordo com Thiago de Almeida, apesar do dia 12 de junho ser exatamente a véspera do dia de Santo Antônio, o fato do dia dos namorados ser em junho tem relação com a questão comercial - até então, esse era um mês de mercado pouco aquecido, considerado o mais fraco para o comércio. "Para melhorar as vendas, um publicitário de nome João Dória, ligado à agência Standard Propaganda, lançou, a pedido da extinta loja Clipper, uma campanha para melhorar as vendas de junho. A campanha, com o apoio da Confederação do Comércio de São Paulo, consistiu na mudança do dia de São Valentim para o dia 12 de junho com o slogan: 'não é só de beijos que vive o amor'", relata o pesquisador.

A campanha publicitária fez com que as vendas subissem consideravelmente. A data foi criada pelo comércio paulista e depois assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito que o dia de São Valentim tem no Hemisfério Norte e, é claro, incentivar a troca de presentes entre os enamorados.

Festas juninas em outros países




Na França

La ´Fête de la Saint-Jean´ (Festa de São João), assim como no Brasil, é comemorada no dia 24 de junho e tem como maior característica a fogueira. Em certos municípios franceses, uma alta fogueira é erigida pelos habitantes em honra a São João Batista.

Na Polônia

Lá, a festa é comemorada no dia 23 de junho, sendo chamada de ´Noc Swietojanska´ - Noite de São João.

Ela dura todo o dia. De maneira análoga à festa brasileira, uma das características mais marcantes é o uso de fantasias, no entanto, não de trajes camponeses como no Brasil, mas de vestimentas de piratas.

Fogueiras são acesas para marcar a celebração.

Na Rússia

A festa de ´Ivan Kupala´ - João Batista - é conhecida como a mais importante de todas as festas russas de origem pagã, e vai desde 23 de junho até 6 de julho.

Muitos dos rituais das festas juninas russas estão relacionados com o fogo, a água, fertilidade e autopurificação.

As moças, por exemplo, colocam guirlandas de flores na água dos rios para dar sorte. É bastante comum também pular as chamas das fogueiras. 

Origem da Festa Junina



Origem da Festa Junina 

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  

Festas Juninas no Nordeste 

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. 

Comidas típicas 

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 

Tradições 

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

sábado, 7 de junho de 2014

Reflexão : Vamos virar pipoca !



Fiquei pensando que muitas vezes evitamos o sofrimento a todo custo e ficamos adiando eternamente resolver uma situação para não nos defrontarmos com ela e acabamos perdendo a chance de aprender com este ensinamento e evoluir.
Muitas vezes preferimos o conforto do nosso lugar comum às surpresas do desconhecido! Eu me incluo nesta reflexão e acho que já está na hora de estourar esta pipoca!

O milho da pipoca

 A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser.
O milho de pipoca não é o que deve ser.
Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro.
O milho de pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.
 Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.
Assim acontece com gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.

São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosas. Só elas não percebem.
Acham que é o seu jeito de ser, mas de repente, vem o fogo.
 O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor.
Pode ser o fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder o emprego, ficar pobre.  Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cujas causas ignoramos.
 Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo. Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação. Pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer.
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece:
Bum!

E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente que ela mesma nunca havia sonhado.
Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisas mais maravilhosas do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a dura casca que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria a ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada.
Seu destino é o lixo.

Agradecendo pela água e pelo alimento



Nós normalmente só percebemos o real valor do alimento nas nossas vidas em momentos extremos, quando estamos com muita sede e bebemos aquele maravilhoso copo de água que sacia a nossa sede ou quando estamos com muita fome e começamos a ficar de mau humor, nos sentimos fracos e depois percebemos que não estamos mais raciocinando direito. Em momentos como este percebemos a comida como uma verdadeira benção.
Pense em uma situação como esta em que você estava sedento ou faminto (quem me conhece sabe que eu só preciso de pouco mais de 3 horas sem comer para me sentir faminta!Hahah!) e reflita sobre a importância da água e dos alimentos para viver, pensar e para se sentir bem e saudável.  Este é o principal motivo pelo qual você deve agradecer pelo seu alimento pois ele é uma das suas fontes de vida e energia.

Acho que basta lembrar que o nosso corpo é formado por mais de 60% de água para dar a ela o seu devido valor. Além disso,  ela está envolvida em tudo que está ao nosso redor e na produção de nossos alimentos. Você sabia que  a produção de 1 kg de carne bovina exige mais de 15 mil litros de água? 

Eu estava pesquisando sobre a importância da água e, não por acaso, encontrei este vídeo do Dr. Lair Ribeiro sobre o poder da água e vocês tem que assisir! (Foge um pouco do tema gratidão mas como nada é por acaso não custa assistir) É bem provável que você pare de tomar refrigerante depois disso.

Exercício 

Agora que já reconhecemos a importância da comida e da água em nossa vida, podemos agradecer e dizer a palavra mágica Obrigado antes de comer e beber. Isto já é um ato de reconhecimento e gratidão e vai nos ajudar a impulsionar a mágica da gratidão em nossas vidas.
Uma das formas de vivenciar a magia da gratidão é saboreando o alimento e a bebida, pois quando você faz isso, você aprecia o que está comendo e bebendo.

Escolha um dia pela manhã para começar o exercício e antes de comer ou beber qualquer coisa, seja uma refeição, uma fruta, um lanchinho, sanduiche ou bebida, mesmo que água, reserve um momento para olhar para o que você vai comer ou beber sem fazer disso um ato automático e em voz alta ou mentalmente agradeça, "Obrigado!", e saboreie o alimento ou a bebida, aproveite o momento e sinta a gratidão dentro de você.

Um exercício mais avançado é abençoar o seu alimento ou bebida ao dizer a palavra mágica "Obrigado". Basta erguer a sua mão (discretamente para não pagar mico!) e imaginar a energia saindo do seu corpo e abençoando a comida. Neste link tem algumas dicas interessantes sobre abençõar o alimento: link

Se em algum momento do seu dia você perceber que esqueceu de agradecer por algo que você comeu ou bebeu, feche os olhos e volte mentalmente ao momento antes de se alimentar ou beber e diga as palavras mágicas.

Se você perceber que esqueceu várias vezes durante o dia, repita no dia seguinte. Ser grato pelas coisas simples da vida é uma das expressões mais profundas de gratidão e quando você conseguir sentir este nível de gratidão você vai ver a mágica acontecer na sua vida.

Positividade - Não reclame de nada



O exercício 7 é sobre como aplicar a magia da gratidão em momentos difíceis ou para curar situações em que você está imerso em pensamentos negativos.  Confesso que travei neste post por pura falta de inspiração para escrever pois não via nenhuma situação atual para aplicar e compartilhar com vocês que não ficasse clichê e forçada. 
Mas eis que o destino resolveu dar uma forcinha para o blog e me deu um ótimo motivo para praticar.  Agora eu tenho inspiração e motivação para o post de hoje e acreditem, o exemplo é dos bons.

Eu havia lido esta frase no início do capítulo que trata deste exercício.
  " A thankful person is thankful under all circumstances"

Isso é bem desafiador. Já estamos mudando o nosso padrão e passamos a valorizar e agradecer as bençãos nas nossas vidas nos bons momentos, mas ser grato em situações difícieis é outra história. É um outro nível de evolução! :)
Vocês devem ter percebido que quando algo não vai bem em alguma área da nossa vida, seja ela relacionamento, dinheiro, trabalho ou saúde isso é um reflexo da nossa falta de gratidão. Quando achamos que algo é natural, não identificamos como uma benção, deixamos de agradecer por isso e acabamos interrompendo o fluxo de mágica nas nossas vidas.  
Reflita: Você valoriza a sua saúde diariamente ou só dá valor a ela quando fica doente?
Você é grato pelo seu emprego todos os dias ou só o valoriza quando ouve falar em uma demissão? Você é grato por ter as pessoas que você ama na sua vida ou você só se dá conta disso quando tem algum problema? Você é grato por estar vivo e por cada dia de vida ou só valoriza a vida diante da morte? 

Quando você não percebe o valor destas coisas na sua vida, você abre espaço para reclamações e pensamentos negativos. E aí mora o perigo porque de acordo com a Lei da Atração, quanto mais você reclama, mais motivos você terá para reclamar.  
Quando você reclama do tempo, do trânsito, do seu chefe, da sua mulher, dos seus amigos, da sua familia, das contas, da economia, dos preços altos, de estar na fila ou do atendimento ou serviço prestado, você não está sendo grato. 

Agora pense que cada reclamação afasta a realização dos seus sonhos de vida e do poder da mágica da gratidão. É um preço alto a pagar, não é?
A gratidão é incompatível com a negatividade e por isso é impossível você ser negativo quando você é grato. Você não critica e condena quando é grato. A gratidão é a melhor proteção contra a formação de pensamentos negativos. 
A boa notícia é que a mágica da gratidão é preventiva mas também é curativa. Ou seja, você pode aplicá-la para curar uma situação/problema atual na sua vida.

Exercício 
O exercício de hoje é escolher algum problema ou situação negativa na sua vida que você quer resolver e procurar por 10 motivos para agradecer. Faça uma lista por escrito.
Por mais difícil que possa parecer, você deve procurar motivos para ser grato no meio desta situação difícil. Não importa o quão ruim ela seja, você sempre pode encontrar algo bom para agradecer. É basicamente fazer o jogo da Pollyana e encontrar algo de bom mesmo nas piores situações.
Voce vai perceber que a gratidão está funcionando se você se sentir melhor diante da situação depois de fazer o exercício. O principal efeito é que você vai se sentir mais leve e aí você pode acreditar que a situação vai melhorar ou a solução vai aparecer.
Depois de fazer o exercício, tente ficar pelo menos 1 dia sem reclamar ou ter pensamentos negativos com relação a esta situação.

Mágica no trabalho



"Quanto mais grato você for pelas coisas que já tem (saúde, amor, trabalho, amigos, bens materiais, conquistas pessoais, família, dinheiro e etc.), mais motivos você terá para agradecer. Em contrapartida, se você não valorizar o que tem, até isso lhe será tirado."
A mágica da gratidão está relacionada a lei da atração: Agradeça e atraia mais motivos para agradecer, reclame e atraia mais motivos para reclamar. Qual dos dois você prefere?
Em cada exercício trabalhamos uma prática relacionada a uma área da nossa vida e hoje a área é o trabalho e porque não dizer: o sucesso.
O exercício de hoje se aplica a qualquer trabalho e a qualquer situação, seja você empregado ou empregador,  chefe ou subordinado, esteja você feliz ou não com o que faz, esteja você no pico ou no vale.

Temos uma tendência a identificar e rotular as atitudes no outro com mais facilidade (muito mais) do que temos para reconhecer as nossas atitudes. Quando eu comecei a ler este capítulo, lembrei de imediato de um famoso vídeo do Daniel Godri em que ele fala do Bola murcha X Bola cheia. Assista!
Vale a reflexão sobre em que posição você está hoje...focando as coisas boas ou as coisas ruins? 

Para ter sucesso ou aumentar as coisas boas relacionadas ao seu trabalho, como oportunidades, promoções, reconhecimento, dinheiro, boas ideias e inspiração, é essencial que você sinta gratidão pelo que você já tem.
Quando você é grato pelo seu trabalho e pelo que você faz, você vai trabalhar com mais prazer, automaticamente vai render mais, se doar mais, fazer as coisas com mais vontade e desta forma terá o retorno em sucesso e dinheiro.
A recíproca é verdadeira. Quando você não é grato pelo seu trabalho, você não vê motivo para acordar para trabalhar, rende menos, se doa menos e reduz os benefícios ( sucesso e dinheiro) e nesta espiral negativa você nunca será feliz no trabalho, não vai se doar e se dedicar e isso significa que você pode ficar estagnado como o "bola murcha" e pode até perder o emprego.

Se é verdade que a quantidade de gratidão que você sente determina o que você recebe como retorno, isso significa que você controla o quanto recebe pela gratidão que você emite. Traduzindo: quanto mais grato, melhor!
Quanto mais grato você for pelo seu trabalho, seus projetos, seus clientes, seus subordinados/empregados ou colegas de trabalho, melhor o resultado. O ciclo da gratidão se encerra quando você para de agradecer e começa a reclamar ou fica preocupado e receoso.

Você deve amar o seu trabalho, não importa qual seja e deve ficar empolgado para ir trabalhar. Amanha é segunda, como está a sua empolgação?  Se você não se sente desta forma com relação ao seu trabalho atual ou se este não é o seu trabalho dos sonhos, a forma que você tem de atrair o seu trabalho dos sonhos é sendo grato pelo que você tem hoje.

Exercício 6: Tome nota

O exercício da mágica no trabalho é simples e transformador.
Durante todo o dia você deve fiscalizar os seus passos e sentimentos e deve tomar nota de todos os motivos que você tem para agradecer. Não tem limite de agradecimentos. Tente encontrar a maior quantidade possível de motivos para agradecer. Lembre-se: Quanto mais melhor!

Pense em todos os motivos que você tem para agradecer pelo seu trabalho. Começando pelo fato de que você tem um trabalho (vocês viram a reportagem no fantástico da semana passada sobre a crise na Espanha? Assustador!), todos os benefícios, salários indiretos, todos os equipamentos que você tem acesso e que facilitam o seu dia-a-dia, pense nas pessoas com quem você trabalha e nas amizades que você conquistou, pense nas pessoas que te ajudam e facilitam o seu trabalho, pense nas tarefas e aspectos que você mais gosta e na sensação maravilhosa de receber o seu salário, benefícios, bônus e etc.
Utilize o seu caderno, app ou anote no seu smartphone. "Eu sou muito grato(a) por......." 
Quanto mais motivos você tiver para agradecer e quanto mais gratidão (verdadeira) você sentir, mais rápido voce vai perceber a mágica em ação. 

No final do dia de trabalho, leia a sua lista. Se você fez o trabalho direito, você vai se surpreender com o tamanho da lista e provavelmente vai lembrar de mais motivos, acrescente. Quando terminar, agradeça profundamente por tudo de bom que você tem no seu trabalho. "Obrigado, obrigado, obrigado!"

Mantenha estes motivos em mente e não interrompa o ciclo! Se você se pegar mais pra frente reclamando, releia a sua lista para se manter conectado com a magia da gratidão.

Mensagem sobre Trabalho, dinheiro e criatividade



Destaquei o trecho da mensagem que mais nos interessa. Somente leia e reflita:

Agora Eu quero falar algumas coisas sobre o dinheiro. Em sua sociedade, as pessoas espirituais ou idealistas fazem do dinheiro um problema. O dinheiro é considerado pecaminoso, uma energia inferior. Este é o resultado que vocês chegaram ao associarem o dinheiro com o poder e a riqueza conseguida às custas dos outros. O dinheiro praticamente chegou a ser sinônimo de poder. Esta associação é uma das razões pelas quais o fluxo da abundância material foi bloqueado em seu campo de energia.

Mas o dinheiro é inocente. O dinheiro é um fluxo de energia que realmente implica em pura potencialidade. O dinheiro oferece oportunidades, o dinheiro é potencialidade; não há nada de mau nisto. E também não é verdade que, ao receberem dinheiro, vocês vivem às custas dos outros. Com o dinheiro vocês são capazes de criar coisas que beneficiam os outros. Neste sentido, receber mais é criar mais. Inclusive, esta espiral criativa sempre gera um fluxo de doação, de modo que dar e receber estejam equilibrados. Este é o modo do coração. Portanto, não tenham medo de receber dinheiro.

Vocês podem não estar conscientes do fato de que estão bloqueando o fluxo do dinheiro, de que têm uma tácita aversão pelo dinheiro. Passem alguns instantes examinando seus pensamentos e emoções a respeito do dinheiro e vocês poderão ver facilmente como eles estão obstruindo o fluxo da abundância em sua vida. Freqüentemente existe o aspecto de não se permitirem tê-lo. Além disso, vocês têm idéias negativas a respeito do que é o dinheiro e do que ele representa. Especialmente os Trabalhadores da Luz, almas com um grande gosto pelo espiritual, associam o dinheiro com o desprezível, o vulgar, aquilo que tem que ser transcendido. Aqui estão em ação muitas crenças que vêm de vidas passadas onde imperava a austeridade e a abstinência do mundo material. Vidas que freqüentemente foram passadas em solidão, direcionadas somente à liberação espiritual. A energia destas vidas passadas ainda ressoa por todo seu campo de energia. Isto dá como resultado uma tipo de “rigor” que os está limitando.

A abundância material é algo natural: vocês estão destinados a desfrutar da vida na Terra! É natural amar a Terra e tudo o que ela oferece, e sentir prazer com as coisas lindas e encantadoras. Amar a Terra e a  realidade material cria um fluxo de abundância. A Terra quer lhes prover de tudo o que vocês necessitam, não só crescer e evoluir como um ser espiritual, mas também simplesmente desfrutar da vida como um ser humano.

Portanto, por favor, considerem sua atitude para com a abundância material num nível mais profundo, e sintam como este fluxo lhes oferece a possibilidade de construir uma Nova Terra, de realizar seus sonhos no plano mais denso da realidade. Este não é o momento de separar-se da sociedade, de meditar sozinho no topo de uma montanha. É o momento de participar. É o momento de permitir que sua energia flua neste mundo e de receber livremente tudo o que volte para vocês em recompensa. Não tenham medo de receber abundância. Honrar a sua própria entrada de dinheiro, receber o suficiente em troca dos seus esforços, é parte de ser um ser humano espiritual bem equilibrado.
Quero falar mais um pouco a respeito da palavra “suficiente”.
Eu lhes disse que a energia do coração se caracteriza pelo “fluxo da naturalidade”. Quando as coisas dão certo e aparecem espontaneamente no seu caminho, isto é sinal de que vocês se movem com o fluxo de seu coração. Outro fluxo de energia que pertence ao coração é o “fluxo do suficiente”. “Suficiente” significa: tudo o que eu necessito aqui e agora está disponível para mim e eu o desfruto. Viver no fluxo do suficiente significa que vocês com freqüência se sentem satisfeitos e agradecidos com tudo o que têm. Vocês se sentem alimentados por aquilo que os rodeia no nível material, emocional, mental e espiritual. Isto é abundância. Isto é ter o suficiente.

A questão da abundância material é que a quantidade (o muito ou o pouco que vocês tenham) não está necessariamente relacionada com a quantidade de prazer que experimentam. O ponto chave é descobrir o tipo de abundância material que os faz sentir satisfeitos e completos. Para algumas pessoas, isto pode significar viver sozinhos em uma cabana afastada, onde possam desfrutar da natureza ao máximo. Para outros, isto pode implicar num luxuoso apartamento em um local onde possam desfrutar da atividade e do movimento da cidade. Não há nenhum julgamento sobre isto da nossa parte, nem da parte de Deus ou do Espírito.

A chave é encontrar o fluxo que os faz felizes, que lhes dá a sensação de que vivem a vida ao máximo. Esse é o fluxo do suficiente. O “suficiente” é um sentimento, não é uma coisa.
Se vocês se sentirem fora deste fluxo, olhem para todas as coisas que os rodeiam agora e interpretem isto como uma mensagem energética para vocês mesmos. “É assim que eu crio a realidade agora”. Não se julguem. Em seguida, sintam a energia de seu ambiente atual – seja sua casa, sua vida social ou seu trabalho – e comparem isto com os desejos do seu coração. Ao fazer isto, vocês se conscientizam da “falta”, daquilo que não está aí. Não se estendam na insatisfação. Este não é um exercício para fazer com que se sintam mal. O propósito é que vocês se permitam sentir, no fundo de si mesmos, que há coisas que gostariam de trazer para sua vida. Esta compreensão silenciosa é o  maior ímã para a mudança. Vocês não têm que fazer nada em relação a isso. A conscientização do que vocês desejam é suficiente.

Não é necessário forçar a mudança no nível material. A chave é sentir profundamente (mas não emocionalmente) o que vocês desejam e logo deixar isto nas mãos de seu coração. Simplesmente liberem-no e confiem. As coisas começarão a mudar em suas vidas. Talvez os velhos padrões, empregos, e relacionamentos desapareçam primeiro. Vocês podem confiar que aquilo de que estão sentido falta aparecerá espontaneamente em seu caminho; entrará em sua vida com naturalidade e elegância. A sua honestidade e coragem de “permanecer leal aos desejos do seu coração” é que lhes trará a “realidade do suficiente”.
Há o suficiente para todos vocês. “Suficiente” é o estado natural do ser. Todos vocês estão aqui para experimentar o suficiente; o fluxo do suficiente está disponível para todos vocês. Não tem nenhum sentido conformar-se com menos. Não é verdade que vocês se tornarão melhores (mentalmente ou espiritualmente) por meio da abstinência ou da pobreza auto imposta. Vocês poderiam inclusive desenvolver sentimentos de amargura ou de hostilidade devido a isto. Por favor não tentem encontrar algum tipo de justificativa espiritual para a sua falta de abundância. Todos vocês estão aqui para desfrutar da vida ao máximo, para permitir que a sua energia criativa flua no mundo e para receber a prosperidade em troca."


Você pode acessar a mensagem na integra através deste site:
http://www.jeshua.net/por/healing/healing8por.htm

Intenção sem ação vira enrolação



Como sempre, fim de semana fica difícil de postar.  Com este feriadão, casamento de um grande amigo, aniversário de mammy e a presença do meu gaúcho aqui no Rio, tive menos tempo livre e muito mais motivos para agradecer. 

Este fim de semana eu recebi muitos feedbacks legais sobre o blog mas fiquei preocupada porque algumas amigas me falaram que estão lendo mas não estão conseguindo aplicar os exercícios ou que como não fizeram a lista de desejos, desistiram de seguir em frente e vão deixar para fazer só depois da lista ou ainda que ficaram em estado de choque com a análise que fizeram das suas atitudes em alguma área específica e isso as deixou inertes.
Como isso também aconteceu comigo no início, sei bem que mudar o nosso padrão é difícil. Se fosse fácil, não teria desafio e perderia toda a graça da conquista, não é?
Para ajudá-los, vou fazer uma breve revisão... mas o Ministério da felicidade adverte:

" De nada adianta ler o livro, o blog ou este post se você não aplicar a gratidão na sua vida" 

1." Intenção sem ação = nada" ou  "Conhecimento sem ação = ilusão".
Se você já percebeu que reclama mais do que agradece e que precisa melhorar algumas áreas da sua vida através da gratidão, faça os exercícios. É insano pensar que você vai ter resultado sem a prática, é o mesmo que achar que ler a Boa Forma e um livro de dieta vai fazer você emagrecer. (peguei pesado com essa!)

2.Vocês já devem ter ouvido falar em CHA ( Conhecimento, habilidade e atitude).  Conhecimento é o saber teórico. Habilidade é saber fazer. Atitude é querer fazer. Atitude está ligada a ação. Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude.
Algumas pessoas tem muito conhecimento, são habilidosas, mais não tem atitude. As oportunidades vêm e elas perdem a chance de fazer o que precisa ser feito. 
Ex: Você conhece os benefícios da atividade física e sabe como praticar atividade física, mas só vai obter os benefícios se praticar (ação).

3. "Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."
Dalai Lama

Agora chega de reflexão e vamos a revisão. A Atitude depende de você, eu só estou aqui compartilhando o conhecimento.

1. Base teórica: A Bíblia - Mateus capítulo 13, versículo 12:
“Porque àquele que tem (gratidão), se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem(gratidão), até aquilo que tem lhe será tirado.”

2. Palavra mágica: Obrigado(a)!

3. Pré-exercício: Liste os seus sonhos e desejos.

Pense em tudo que você quer na sua vida. Não importa se hoje parece um sonho muito distante ou até impossível.  Tudo na vida é questão de foco. O que você foca se expande e abre novas oportunidades antes impensáveis. Não se preocupe com o "como". O "como" é trabalho do universo e será resolvido quando a mágica da gratidão entrar em ação.

4. Exercício 1: De manhã, assim que acordar, ou o mais cedo possível, você precisa fazer uma lista de 10 bençãos.  Quando você pensar no motivo pelo qual você é grato, você vai sentir a gratidão mais profundamente. Então, além de pensar no "o que?", acrescente o "Por quê?".  Repita esta prática todos os dias e se preferir, baixe um aplicativo para ajudá-lo a organizar as ideias e registrar os agradecimentos.

5. Exercício 2: Na hora de dormir, você deve eleger a melhor benção do seu dia e agradecer por ela. Para fazer isso, você precisa pensar em tudo que aconteceu no seu dia e eleger aquela pela qual você é mais grato. Sinta a gratidão e diga em voz alta ou mentalmente: "Obrigado!"

6. Exercício 3: Escolha 3 pessoas dos seus relacionamentos que são importantes para você. Escolha o seu pai, mãe, irmão, filho, namorado(a), marido, ex-marido, chefe, colega de trabalho ou amigo. Você precisa ter uma foto ( pode ser digital) de cada um deles e pode começar: 1. Pense em todas as coisas pela qual você é agradecido a esta pessoa, as qualidades dela e tudo que você mais gosta/ama nesta pessoa; (ex. senso de humor, paciência, as risadas, por estar sempre disponível quando você precisa, etc...); 2. Olhe para a foto e escolha as 5 coisas pela qual você é mais agradecido a pessoa; 3. Escreva os motivos pelo qual você é grato começando por Obrigado, como se estivesse agradecendo a pessoa.Ex: Obrigada, (nome da pessoa),por alegrar os meus dias com a sua risada; Obrigada, ( nome da pessoa) por me incentivar a voltar para a faculdade; Obrigada, (nome da pessoa) por me apoiar nos momentos difíceis da minha vida; 4. Mantenha a foto com você durante todo o dia e pelo menos 3 vezes durante o dia, olhe para a foto, pense nos motivos, sinta a gratidão e agradeça. "Obrigada, (nome da pessoa)"

7. Exercício 4:  Sem saúde não temos nada. Leia os parágrafos do exercício 4 sobre cada parte do seu corpo, feche os olhos e sinta a gratidão pela saúde e o "porque" você é grato. Adquira a consciência da importância da saúde na sua vida e introduza esses agradecimentos na sua prática diária de gratidão pela manhã.

8. Exercício 5: Você precisa mudar o seu modelo mental e passar a ver o dinheiro como algo positivo na sua vida e na vida das outras pessoas.Ao invés de focar no que não tem, agradeça pelo que tem. Sente-se e reserve alguns minutos para fazer uma reflexão (acesse o link) sobre a sua infância, antes de você ter qualquer dinheiro e quando as coisas eram pagas para você sem que se desse por conta disso.

Se você não conseguir fazer um dos exercícios um dia, não desista! Mantenha pelo menos o exercício 1 e 2 todos o dias. Você pode fazê-los sempre, mesmo que não tenha listado os seus sonhos.  Depois disso, vá tentando aplicar os outros exercícios de acordo com a sua necessidade.  Faça alguma coisa, saia da inércia!

Um árvore de dinheiro



Agora que você já avaliou as suas atitudes com base no quadro e já fez uma reflexão sobre a sua infância, deve ter encontrado vários pontos positivos e percebido quantas coisas boas você recebeu na vida que equivalem ao dinheiro, certo? ( se não percebeu, refaça o exercício!)
Se tudo deu certo, você provavelmente deve ter conseguido  perceber melhor os motivos para agradecer pelo dinheiro.
Então, chegou a hora de fazer um exercício mais prático.

Exercício 5: parte 2

Pegue uma nota de 10 reais ou qualquer outro valor que você tenha disponível.
Pegue uma fita crepe, adesivo ou post it e escreva:
"Obrigado(a) por todo o dinheiro que eu tenho recebido durante a minha vida."
Prenda esta fita, adesivo ou post it na nota, guarde com você durante todo o dia na sua carteira, bolso ou na bolsa.
Pelo menos uma vez pela manhã, tarde e noite ou quantas vezes você quiser, pegue a nota, segure com as duas mãos, leia a frase e seja verdadeiramente grato por todo o dinheiro que você recebeu ao longo da sua vida, seja ele dinheiro vivo, bens ou outras coisas que representam dinheiro. Ex: Presentes, descontos, ingressos, alguém te empresta ou te dá algo que você pretendia comprar, uma boa dica que te economiza dinheiro, uma promoção e etc.

Não adianta ler a frase sem sentir a gratidão,viu?
Quanto maior e mais sincero for o seu sentimento de gratidão, mais rápido você vai perceber uma mudança positiva na sua vida financeira.
Eu fiz esse exercício sem muita convicção da primeira vez e percebi resultado em pequenas coisas, agora vou fazer com uma convicção enorme para perceber um resultado proporcionalmente maior. Heheheh!

Não tenho como te dizer as situações que vão acontecer com você mas fique atento as oportunidades e aos sinais. Você pode achar dinheiro, receber pagamentos inesperados, descontos, reembolsos ou outras coisas que normalmente te custariam dinheiro.

Depois de fazer o exercício, mantenha a sua nota mágica em algum lugar que você possa vê-la todos os dias para lembrá-lo de quanto dinheiro você tem recebido ao longo da sua vida e de quanto você é grato por isso. Mantenha a sua gratidão pelo dinheiro para manter o fluxo de mágica agindo na sua vida financeira...quanto mais gratidão, maior o fluxo.

Importante: Se você se perceber em uma situação em que está prestes a reclamar de alguma coisa relacionada a dinheiro, seja em palavras ou em pensamento, se pergunte: "Eu estou disposta a pagar o preço por essa reclamação?"
Uma reclamação invalida a sua gratidão e vai reduzir ou impedir o seu fluxo de magia. Tenso, não é?

Não é fácil mas também não é impossível. Exige um treino diário:
Fique atento as suas palavras e atitudes com relação a dinheiro e bloqueie qualquer pensamento ou palavra negativa ou ingrata.

Não está no livro, mas acho que ajuda muito você agradecer por ter dinheiro para pagar por qualquer coisa e mentalizar que aquele dinheiro vai gerar um fluxo de riqueza para quem o recebe.  Eu tenho feito isso quando pago a maioria das coisas do meu dia-a-dia. ex: quando pago o almoço, recarrego o cartão do metrô, quando compro qualquer besteirinha e pago a vaga do carro. 

É isso! Espero que dê muito certo para você e se você ganhar na loteria, eu aceito qualquer valor como forma de gratidão.

Gratidão pela prosperidade



Aposto que este post será o mais lido de todos os tempos!
Pensei tanto neste tema estes dias antes de postar para vocês que fiquei ainda mais atenta aos meus pensamentos sobre dinheiro e aos resultados.
Se falta dinheiro na sua vida, entenda que os sentimentos de preocupação, raiva, inveja e medo com relacão ao dinheiro nunca vão te trazer mais dinheiro porque elas são resultado da sua falta de gratidão pelo que você já tem.
Reclamar e discutir sobre dinheiro, ficar frustado, criticar o preço das coisas, fazer alguém se sentir mal por causa do dinheiro não são atos de gratidão e através deles a sua vida não vai melhorar, apenas piorar.
O simples pensamento de que não tem dinheiro suficiente é ser ingrato com o que você tem.
Você precisa ter gratidão pelo dinheiro que você já tem para que a mágica entre em ação

Lembre-se:
“Porque àquele que tem gratidão (pelo dinheiro), se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem gratidão (pelo dinheiro), até aquilo que tem lhe será tirado.”

Ser grato pelo dinheiro que já tem pode ser bem desafiador para quem não tem dinheiro no momento, tem dívidas para pagar ou sente que não consegue realizar alguns desejos por falta de dinheiro.

Alguém postou esta imagem (ao lado) no facebook estes dias e eu achei bem adequada para o tema. Aproveite e reflita sobre estas atitudes para perceber onde está errando e potencialize o resultado deste exercício. :)

O exercício de hoje vai te ajudar a mudar o seu padrão de pensamento com relação ao dinheiro te lembrando de tudo de bom que você já teve graças ao dinheiro e fazendo você se sentir grato por isso.
Você precisa mudar o seu modelo mental e passar a ver o dinheiro como algo positivo na sua vida e na vida das outras pessoas. Ex: Guardar rancor ou criticar quem tem muito dinheiro não vai mudar o seu status. 

Ao invés de focar no que não tem, agradeça pelo que tem.
Sente-se e reserve alguns minutos para fazer uma reflexão sobre a sua infância, antes de você ter qualquer dinheiro e quando as coisas eram pagas para você sem que se desse por conta disso:

Pense em quando você era criança e não se preocupava com dinheiro.
Você sempre tinha o que comer?
Você tinha uma casa para morar?
Você recebeu educação e frequentou uma escola?
Como você ia para a escola? Você tinha tudo o que precisava para estudar: livros, material, lanche?  
Você tirou férias e pode brincar livremente com os seus amigos?
Quais foram os presentes de aniversário que você mais gostou?
Você tinha brinquedos, bicicleta ou animais de estimação?
Você tinha roupas, mesmo crescendo rapidamente de um ano para o outro?
Você ia a cinema, praticava esportes, aprendeu música ou tinha algum outro hobby?
Você ia ao médico e ao dentista e tinha remédios sempre que ficava doente?
Você tinha televisão, eletricidade, telefone e água encanada?
Você viajou e conheceu lugares novos e interessantes?

Tudo isso custou dinheiro e você recebeu sem precisar pagar por isso.
Você vai perceber quantas coisas você recebeu durante a sua infância. Seja grato por cada uma das coisas e por cada uma das boas memórias que você teve. Se você conseguir sentir gratidão pelo seu dinheiro no passado, vai colocar a mágica em ação para o futuro!  

Estas duas reflexões (atitudes do quadro e infância) são suficientes para o momento.
É provavel que você sinta que tem sido meio ingrato até o momento com relação ao dinheiro e passe a agradecer por várias outras coisas ligadas ao dinheiro no dia de hoje.
Quando eu fiz este exercício eu me senti assim e comecei a agradecer por tudo que eu tenho ligado ao dinheiro e que é ou foi tão importante na minha vida. Senti uma gratidão imensa e uma sensação muito boa. Espero que você sinta o mesmo!

Mágica na saúde



Já aprendemos a identificar mais motivos para agradecer, escolher ao final do dia a melhor benção e perceber quantas coisas boas acontecem no nosso dia e no último exercício aprendemos como curar os nossos relacionamentos agradecendo pelas coisas boas. Hoje vamos fazer um exercício mágico para a saúde.

No nosso dia-a-dia o fato de estarmos saudáveis é tido como uma situação comum e normalmente só damos valor a nossa saúde quando estamos doentes. Nestes momentos percebemos que sem saúde não temos nada e nada é mais importante do que restituí-la.

Nada melhor para valorizar a saúde do que uma leve indisposição, certo?  Errado. Melhor do que esperar ficar doente para valorizar a sua saúde é ter consciência da benção que é ser saudável e fazer o exercício a seguir.

A saúde é uma benção que recebemos todos os dias. Seja grato pela sua saúde e você não só vai mantê-la, como vai perceber uma melhora na sua energia, sistema imunológico, disposição e a redução do stress. 

Esse exercício pove ser feito por todos nós, independente do estado de saúde. Se você se sente absolutamente saudável, com disposição, energia e se sente até mais jovem do que a sua idade, faça o exercício para melhorar ainda mais.
Ou se você se sente cada dia mais cansado, estressado, vive sofrendo das doenças da moda e sempre reclama de cansaço, sono e falta de disposição, faça também.  Primeiro avalie se você não reclama muito do seu estado ao invés de agradecer pela sua saúde. Tenha consciência de que o seu gap de gratidão te priva de atrair uma vida mais saudável.

O exercício

Primeiramente leia os parágrafos abaixo sobre cada parte do seu corpo, feche os olhos e sinta a gratidão pela saúde e o "porque" você é grato. Adquira a consciência da importância da saúde na sua vida e introduza eses agradecimentos na sua prática diária de gratidão pela manhã.
1. Pense nas suas pernas e pés que são o seu meio de transporte. Pense em todos os momentos em que você precisa das suas pernas e pés e como eles são importantes na sua vida (andar, correr, dançar,dirigir, se exercitar,...) e como eles te dão liberdade para aproveitar a vida. "Obrigado pelas minhas pernas e pés".
2. Pense nas suas mãos e braços e quantas coisas você faz com eles em um dia. As suas mãos são a sua principal ferramenta e elas trabalham o dia inteiro, todos os dias. Elas te permitem escrever, comer, usar o computador, o telefone, tomar banho, se arrumar, se maquiar e tantas outras coisas. Se você não tivesse as suas mãos, provavelmente dependeria de outras pessoas para fazer algumas coisas para você. "Obrigado pelos meus braços, minhas mãos e dedos".

3. Pense nos seus sentidos. O seu paladar te dá imenso prazer quando você come e bebe e você pode saborear uma boa refeição. "Obrigado pelo meu paladar!".  O seu olfato te permite experimentar diferentes fragâncias e sentir o perfume das flores, das comidas,o cheiro da terra depois da chuva e todos aqueles cheiros que te trazem boas lembranças e boas sensações. "Obrigado pelo meu olfato!".  O seu tato te permite diferenciar o quente do frio, sentir os objetos e o toque das pessoas que você ama. "Obrigado pelo meu tato!".  A sua visão te permite ver o rosto das pessoas que você ama, ler livros e jornais, assistir os seu programas de tv e filmes favoritos, ver a beleza da natureza e ver o mundo como um todo e os caminhos por onde você passa. "Obrigado pela minha visão!".  A sua audição te permite ouvir os diversos sons que te cercam, apreciar uma boa música, ouvir a sua própria voz, o canto dos passarinhos e facilita a sua comunicação com as outras pessoas. "Obrigado pela minha audição!". 

4. Pense no seu cérebro e na sua mente que te permite ter todos os sentidos e processa milhões de mensagens por segundo. Pense em todos os seus orgãos que funcionam perfeitamente e trabalham para manter o seu corpo e sua saúde.  Pense no seu coração que continua batendo e te mantendo vivo neste segundo.  "Obrigado!Obrigado!Obrigado!"

Pense em todos estes pontos e durante o dia, perceba como a sua saúde, disposição e energia são importantes e agradeça. "Obrigado!"

Obs: Não se esqueça de fazer o exercício 1 todas as manhãs e o exercício 2 todas as noites antes de dormir.

Oração de Agradecimento




Agradeço por este novo dia, 
pelos pequenos e grandes dons 
que colocaste em nosso caminho 
a cada instante desta jornada.
Agradeço pelo pão.
Agradeço pela água.
Agradeço pelo alimento.
Agradeço pelo teto.
Agradeço pela beleza de tuas criaturas, pelo milagre da vida.
Agradeço pela inocência das crianças.
Agradeço pelo gesto amigo.
Agradeço pelo amor.
Agradeço pela grandeza.
Agradeço pela tua presença em cada ser.
Agradeço pelo amor que sustenta e protege.
Agradeço pelo perdão que faz crescer.
Agradeço por ser útil a humanidade e aos que nos cercam.
Que hoje possamos nos tornar melhores.
Abençoa senhor os nossos corpos, nossos familiares e amigos.

A mágica nos relacionamentos



Todos sabemos da importância dos relacionamentos nas nossas vidas e hoje o exercício é voltado para a cura das relações através da mágica da gratidão.
Os relacionamentos preenchem a nossa vida de alegria, sentido e propósito mas muitos de nós temos conflitos até mesmo com pessoas que amamos, como nossos pais, filhos e maridos. Isso sem contar com os colegas de trabalho e outros familiares e amigos.
Se os relacionamentos afetam a nossa vida de forma positiva ou negativa, você pode usar a gratidão para transformá-los e fazê-los florescer.

Antes que você se empolgue, não se trata de mudar o outro. A mágica da gratidão atua na aceitação.
Quando você agradece por todas as bençãos que uma pessoa te proporcionou, a mágica entra em ação trazendo ainda mais alegria e boas coisas para o seu relacionamento.  A mágica da gratidão vai atuar na aceitação do outro, em amar o outro da forma como ele é, sem críticas.  Você vai se perceber mais paciente, compreensivo, carinhoso e tolerante e provavelmente não vai mais perceber ou vai dar menos importância aquelas ações que antes o irritavam e te tiravam do sério.

Não criticar.
Isso é tão difícil, não é? Não sei quanto a vocês mas acho que eu nunca consegui passar um dia sem criticar alguém. A minha questão nem é falar mal dos outros, é criticá-los "na lata" mesmo ou ficar super irritada com o comportamento "sem noção" quando eu mesma sou suuuuper "sem noção". :)
Então vocês imaginem o meu desespero quando li que para cada reclamação sobre uma pessoa em palavras ou pensamentos, você precisa de DEZ bençãos ou agradecimentos para compensar a relação.
A palavra e o pensamento tem poder e quanto mais você reclama, mais motivos tem para reclamar porque você foca nestas reclamações e elas passam a te irritar ainda mais. Verdade ou mentira?
Fora que pela lei da atração, tudo que você fala ou pensa sobre outra pessoa você atrai.
Por isso o exercício 3 é tão importante.
Ele consiste em amar as pessoas do jeito que elas são. Fofo não é?
Exercício 3
O exercício de hoje consiste em escolher 3 pessoas dos seus relacionamentos que são importantes para você. Escolha o seu pai, mãe, irmão, filho, namorado(a), marido, ex-marido, chefe, colega de trabalho ou amigo. Você precisa ter uma foto de cada um deles e pode começar:
1. Pense em todas as coisas pela qual você é agradecido a esta pessoa, as qualidades dela e tudo que você mais gosta/ama nesta pessoa; (ex. senso de humor, paciência, as risadas, por estar sempre disponível quando você precisa, etc...)
2. Depois, olhe para a foto e escolha as 5 coisas pela qual você é mais agradecido a pessoa;
3. Escreva os motivos pelo qual você é grato começando por Obrigado, como se estivesse agradecendo a pessoa.
Ex: Obrigada, (nome da pessoa),por alegrar os meus dias com a sua risada; Obrigada, ( nome da pessoa) por me incentivar a voltar para a faculdade; Obrigada, (nome da pessoa) por me apoiar nos momentos difíceis da minha vida.
4. Mantenha a foto com você durante todo o dia e pelo menos 3 vezes durante o dia, olhe para a foto, pense nos motivos, sinta a gratidão e agradeça. "Obrigada, (nome da pessoa)"

Você pode repetir o exercício sempre que quiser pois ele não tem contra-indicação.
Quanto mais gratidão você tiver pela pessoa e pela relação, mais rápido ela vai se transformar.
Este exercício foi um dos que mais me chamou a atenção. Eu não segui a risca as orientações da primeira vez e mesmo assim já deu um grande resultado. Então, agora que já ganhei mais confiança, eu vou me dedicar 100% a ele e vou escolher 3 níveis de relacionamento:
1.Sinal vermelho: Para restaurar uma relação muito importante na minha vida que hoje está totalmente destruída;
2. Sinal amarelo: Para fortalecer uma relação que pode melhorar pois tenho focado mais nos pontos que me irritam do que nas qualidades da pessoa;
3. Sinal verde: Para aperfeiçoar uma relação que já é boa.

A pedra mágica



O Exercício da Pedra mágica é bem fácil e extremamente poderoso. Você também vai repetí-lo todos os dias até o 28º dia de exercício.
Na hora de dormir, você deve eleger a melhor benção do seu dia e agradecer por ela.
Para fazer isso, você precisa pensar em tudo que aconteceu no seu dia e eleger aquela pela qual você é mais grato. Sinta a gratidão e diga em voz alta ou mentalmente: "Obrigado!"
É bem simples e este exercício conciliado com o exercício 1 garante que você durma e acorde todos os dias sob o efeito da mágica da gratidão.

Vivemos nesta correria louca do dia-a-dia, vivendo para trabalhar, sem perceber que o tempo está passando e não paramos para perceber quantas bençãos temos todos os dias nas nossas vidas. Este exercício vai fazer você avaliar rapidamente o seu dia antes de dormir e você vai ficar surpreso com a quantidade de bençãos por dia. 
Eu faço esta prática há alguns dias e muitas vezes fico em dúvida sobre o que escolher.

No livro The magic a Rhonda chama este exercício de Magic Rock e ela sugere que você tenha uma pedra ou amuleto que deve deixar ao lado da cama e segurar todas as noites para rever o dia e agradecer pela benção escolhida. A pedra vira um amuleto que representa todas as melhores bençãos e vai te ajudar a lembrar de fazer o exercício.

Lembre-se que você deve continuar a executar o exercício 1: Agradecer por 10 bençãos novas toda manhã.

Se possível deixe um comentário compartilhando a sua experiência com os exercícios.
Obrigado !

Prova do poder da gratidão - Exercícios do Livro



Os exercícios foram desenvolvidos para nos ajudar a realizar os nossos sonhos e por isso, antes de avançarmos, você precisa listar os seus sonhos e desejos.
Pense em tudo que você quer na sua vida. Não importa se hoje parece um sonho muito distante ou até impossível.  Tudo na vida é questão de foco. O que você foca se expande e abre novas oportunidades antes impensáveis.
Não se preocupe com o "como", apenas entre em contato com o seu "eu" e liste os seus desejos mais profundos e secretos.

Pense em cada detalhe do que você quer. Se é uma viagem, pense no trajeto, nos lugares que você quer visitar, o que você vai fazer lá, onde vai se hospedar, quanto tempo vai ficar.
Se é um companheiro(a), descreva como é o novo relacionamento que você vai ter com ele(a) e quais as características desta pessoa. (eu sou prova de que este exercício dá certo)
Ontem estava com uma amiga que disse estar pedindo um surfista gato. Eu disse "Como assim? Só isso? Pode ser um surfista gato safado, viciado em drogas, cafajeste, beberrão? Você tem que ser mais específica porque o universo não tem tempo para detalhes".
 Em Comer, Rezar e Amar um amigo da Liz Gilbert disse a ela: "Temos que ter cuidado com o que a gente pede. Eu era um homem frio e pedia a Deus para abrir o meu coração. 

Suplicava: - Deus, por favor, abra o meu coração! E como resultado tive um problema cardiáco que me obrigou a fazer uma cirurgia no coração."
Isto foi só um exemplo para descontrair e te sensibilizar sobre a importância de ser bem específico com relação ao que você quer. Se você tiver dificuldade e sentir qur não sabe bem o que quer em alguma área da sua vida, é melhor refletir durante um tempo até encontrar a resposta.

Lembre-se, o seu trabalho é listar os seus desejos. Não se preocupe com o "como". O "como" é trabalho do universo e será resolvido quando a mágica da gratidão entrar em ação.