O exercício 7 é sobre como aplicar a magia da gratidão em momentos difíceis ou para curar situações em que você está imerso em pensamentos negativos. Confesso que travei neste post por pura falta de inspiração para escrever pois não via nenhuma situação atual para aplicar e compartilhar com vocês que não ficasse clichê e forçada.
Mas eis que o destino resolveu dar uma forcinha para o blog e me deu um ótimo motivo para praticar. Agora eu tenho inspiração e motivação para o post de hoje e acreditem, o exemplo é dos bons.
Eu havia lido esta frase no início do capítulo que trata deste exercício.
" A thankful person is thankful under all circumstances"
Isso é bem desafiador. Já estamos mudando o nosso padrão e passamos a valorizar e agradecer as bençãos nas nossas vidas nos bons momentos, mas ser grato em situações difícieis é outra história. É um outro nível de evolução! :)
Vocês devem ter percebido que quando algo não vai bem em alguma área da nossa vida, seja ela relacionamento, dinheiro, trabalho ou saúde isso é um reflexo da nossa falta de gratidão. Quando achamos que algo é natural, não identificamos como uma benção, deixamos de agradecer por isso e acabamos interrompendo o fluxo de mágica nas nossas vidas.
Reflita: Você valoriza a sua saúde diariamente ou só dá valor a ela quando fica doente?
Você é grato pelo seu emprego todos os dias ou só o valoriza quando ouve falar em uma demissão? Você é grato por ter as pessoas que você ama na sua vida ou você só se dá conta disso quando tem algum problema? Você é grato por estar vivo e por cada dia de vida ou só valoriza a vida diante da morte?
Quando você não percebe o valor destas coisas na sua vida, você abre espaço para reclamações e pensamentos negativos. E aí mora o perigo porque de acordo com a Lei da Atração, quanto mais você reclama, mais motivos você terá para reclamar.
Quando você reclama do tempo, do trânsito, do seu chefe, da sua mulher, dos seus amigos, da sua familia, das contas, da economia, dos preços altos, de estar na fila ou do atendimento ou serviço prestado, você não está sendo grato.
Agora pense que cada reclamação afasta a realização dos seus sonhos de vida e do poder da mágica da gratidão. É um preço alto a pagar, não é?
A gratidão é incompatível com a negatividade e por isso é impossível você ser negativo quando você é grato. Você não critica e condena quando é grato. A gratidão é a melhor proteção contra a formação de pensamentos negativos.
A boa notícia é que a mágica da gratidão é preventiva mas também é curativa. Ou seja, você pode aplicá-la para curar uma situação/problema atual na sua vida.
Exercício
O exercício de hoje é escolher algum problema ou situação negativa na sua vida que você quer resolver e procurar por 10 motivos para agradecer. Faça uma lista por escrito.
Por mais difícil que possa parecer, você deve procurar motivos para ser grato no meio desta situação difícil. Não importa o quão ruim ela seja, você sempre pode encontrar algo bom para agradecer. É basicamente fazer o jogo da Pollyana e encontrar algo de bom mesmo nas piores situações.
Voce vai perceber que a gratidão está funcionando se você se sentir melhor diante da situação depois de fazer o exercício. O principal efeito é que você vai se sentir mais leve e aí você pode acreditar que a situação vai melhorar ou a solução vai aparecer.
Depois de fazer o exercício, tente ficar pelo menos 1 dia sem reclamar ou ter pensamentos negativos com relação a esta situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário