sábado, 7 de junho de 2014

Mágica no trabalho



"Quanto mais grato você for pelas coisas que já tem (saúde, amor, trabalho, amigos, bens materiais, conquistas pessoais, família, dinheiro e etc.), mais motivos você terá para agradecer. Em contrapartida, se você não valorizar o que tem, até isso lhe será tirado."
A mágica da gratidão está relacionada a lei da atração: Agradeça e atraia mais motivos para agradecer, reclame e atraia mais motivos para reclamar. Qual dos dois você prefere?
Em cada exercício trabalhamos uma prática relacionada a uma área da nossa vida e hoje a área é o trabalho e porque não dizer: o sucesso.
O exercício de hoje se aplica a qualquer trabalho e a qualquer situação, seja você empregado ou empregador,  chefe ou subordinado, esteja você feliz ou não com o que faz, esteja você no pico ou no vale.

Temos uma tendência a identificar e rotular as atitudes no outro com mais facilidade (muito mais) do que temos para reconhecer as nossas atitudes. Quando eu comecei a ler este capítulo, lembrei de imediato de um famoso vídeo do Daniel Godri em que ele fala do Bola murcha X Bola cheia. Assista!
Vale a reflexão sobre em que posição você está hoje...focando as coisas boas ou as coisas ruins? 

Para ter sucesso ou aumentar as coisas boas relacionadas ao seu trabalho, como oportunidades, promoções, reconhecimento, dinheiro, boas ideias e inspiração, é essencial que você sinta gratidão pelo que você já tem.
Quando você é grato pelo seu trabalho e pelo que você faz, você vai trabalhar com mais prazer, automaticamente vai render mais, se doar mais, fazer as coisas com mais vontade e desta forma terá o retorno em sucesso e dinheiro.
A recíproca é verdadeira. Quando você não é grato pelo seu trabalho, você não vê motivo para acordar para trabalhar, rende menos, se doa menos e reduz os benefícios ( sucesso e dinheiro) e nesta espiral negativa você nunca será feliz no trabalho, não vai se doar e se dedicar e isso significa que você pode ficar estagnado como o "bola murcha" e pode até perder o emprego.

Se é verdade que a quantidade de gratidão que você sente determina o que você recebe como retorno, isso significa que você controla o quanto recebe pela gratidão que você emite. Traduzindo: quanto mais grato, melhor!
Quanto mais grato você for pelo seu trabalho, seus projetos, seus clientes, seus subordinados/empregados ou colegas de trabalho, melhor o resultado. O ciclo da gratidão se encerra quando você para de agradecer e começa a reclamar ou fica preocupado e receoso.

Você deve amar o seu trabalho, não importa qual seja e deve ficar empolgado para ir trabalhar. Amanha é segunda, como está a sua empolgação?  Se você não se sente desta forma com relação ao seu trabalho atual ou se este não é o seu trabalho dos sonhos, a forma que você tem de atrair o seu trabalho dos sonhos é sendo grato pelo que você tem hoje.

Exercício 6: Tome nota

O exercício da mágica no trabalho é simples e transformador.
Durante todo o dia você deve fiscalizar os seus passos e sentimentos e deve tomar nota de todos os motivos que você tem para agradecer. Não tem limite de agradecimentos. Tente encontrar a maior quantidade possível de motivos para agradecer. Lembre-se: Quanto mais melhor!

Pense em todos os motivos que você tem para agradecer pelo seu trabalho. Começando pelo fato de que você tem um trabalho (vocês viram a reportagem no fantástico da semana passada sobre a crise na Espanha? Assustador!), todos os benefícios, salários indiretos, todos os equipamentos que você tem acesso e que facilitam o seu dia-a-dia, pense nas pessoas com quem você trabalha e nas amizades que você conquistou, pense nas pessoas que te ajudam e facilitam o seu trabalho, pense nas tarefas e aspectos que você mais gosta e na sensação maravilhosa de receber o seu salário, benefícios, bônus e etc.
Utilize o seu caderno, app ou anote no seu smartphone. "Eu sou muito grato(a) por......." 
Quanto mais motivos você tiver para agradecer e quanto mais gratidão (verdadeira) você sentir, mais rápido voce vai perceber a mágica em ação. 

No final do dia de trabalho, leia a sua lista. Se você fez o trabalho direito, você vai se surpreender com o tamanho da lista e provavelmente vai lembrar de mais motivos, acrescente. Quando terminar, agradeça profundamente por tudo de bom que você tem no seu trabalho. "Obrigado, obrigado, obrigado!"

Mantenha estes motivos em mente e não interrompa o ciclo! Se você se pegar mais pra frente reclamando, releia a sua lista para se manter conectado com a magia da gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário