sábado, 7 de junho de 2014

Intenção sem ação vira enrolação



Como sempre, fim de semana fica difícil de postar.  Com este feriadão, casamento de um grande amigo, aniversário de mammy e a presença do meu gaúcho aqui no Rio, tive menos tempo livre e muito mais motivos para agradecer. 

Este fim de semana eu recebi muitos feedbacks legais sobre o blog mas fiquei preocupada porque algumas amigas me falaram que estão lendo mas não estão conseguindo aplicar os exercícios ou que como não fizeram a lista de desejos, desistiram de seguir em frente e vão deixar para fazer só depois da lista ou ainda que ficaram em estado de choque com a análise que fizeram das suas atitudes em alguma área específica e isso as deixou inertes.
Como isso também aconteceu comigo no início, sei bem que mudar o nosso padrão é difícil. Se fosse fácil, não teria desafio e perderia toda a graça da conquista, não é?
Para ajudá-los, vou fazer uma breve revisão... mas o Ministério da felicidade adverte:

" De nada adianta ler o livro, o blog ou este post se você não aplicar a gratidão na sua vida" 

1." Intenção sem ação = nada" ou  "Conhecimento sem ação = ilusão".
Se você já percebeu que reclama mais do que agradece e que precisa melhorar algumas áreas da sua vida através da gratidão, faça os exercícios. É insano pensar que você vai ter resultado sem a prática, é o mesmo que achar que ler a Boa Forma e um livro de dieta vai fazer você emagrecer. (peguei pesado com essa!)

2.Vocês já devem ter ouvido falar em CHA ( Conhecimento, habilidade e atitude).  Conhecimento é o saber teórico. Habilidade é saber fazer. Atitude é querer fazer. Atitude está ligada a ação. Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude.
Algumas pessoas tem muito conhecimento, são habilidosas, mais não tem atitude. As oportunidades vêm e elas perdem a chance de fazer o que precisa ser feito. 
Ex: Você conhece os benefícios da atividade física e sabe como praticar atividade física, mas só vai obter os benefícios se praticar (ação).

3. "Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."
Dalai Lama

Agora chega de reflexão e vamos a revisão. A Atitude depende de você, eu só estou aqui compartilhando o conhecimento.

1. Base teórica: A Bíblia - Mateus capítulo 13, versículo 12:
“Porque àquele que tem (gratidão), se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem(gratidão), até aquilo que tem lhe será tirado.”

2. Palavra mágica: Obrigado(a)!

3. Pré-exercício: Liste os seus sonhos e desejos.

Pense em tudo que você quer na sua vida. Não importa se hoje parece um sonho muito distante ou até impossível.  Tudo na vida é questão de foco. O que você foca se expande e abre novas oportunidades antes impensáveis. Não se preocupe com o "como". O "como" é trabalho do universo e será resolvido quando a mágica da gratidão entrar em ação.

4. Exercício 1: De manhã, assim que acordar, ou o mais cedo possível, você precisa fazer uma lista de 10 bençãos.  Quando você pensar no motivo pelo qual você é grato, você vai sentir a gratidão mais profundamente. Então, além de pensar no "o que?", acrescente o "Por quê?".  Repita esta prática todos os dias e se preferir, baixe um aplicativo para ajudá-lo a organizar as ideias e registrar os agradecimentos.

5. Exercício 2: Na hora de dormir, você deve eleger a melhor benção do seu dia e agradecer por ela. Para fazer isso, você precisa pensar em tudo que aconteceu no seu dia e eleger aquela pela qual você é mais grato. Sinta a gratidão e diga em voz alta ou mentalmente: "Obrigado!"

6. Exercício 3: Escolha 3 pessoas dos seus relacionamentos que são importantes para você. Escolha o seu pai, mãe, irmão, filho, namorado(a), marido, ex-marido, chefe, colega de trabalho ou amigo. Você precisa ter uma foto ( pode ser digital) de cada um deles e pode começar: 1. Pense em todas as coisas pela qual você é agradecido a esta pessoa, as qualidades dela e tudo que você mais gosta/ama nesta pessoa; (ex. senso de humor, paciência, as risadas, por estar sempre disponível quando você precisa, etc...); 2. Olhe para a foto e escolha as 5 coisas pela qual você é mais agradecido a pessoa; 3. Escreva os motivos pelo qual você é grato começando por Obrigado, como se estivesse agradecendo a pessoa.Ex: Obrigada, (nome da pessoa),por alegrar os meus dias com a sua risada; Obrigada, ( nome da pessoa) por me incentivar a voltar para a faculdade; Obrigada, (nome da pessoa) por me apoiar nos momentos difíceis da minha vida; 4. Mantenha a foto com você durante todo o dia e pelo menos 3 vezes durante o dia, olhe para a foto, pense nos motivos, sinta a gratidão e agradeça. "Obrigada, (nome da pessoa)"

7. Exercício 4:  Sem saúde não temos nada. Leia os parágrafos do exercício 4 sobre cada parte do seu corpo, feche os olhos e sinta a gratidão pela saúde e o "porque" você é grato. Adquira a consciência da importância da saúde na sua vida e introduza esses agradecimentos na sua prática diária de gratidão pela manhã.

8. Exercício 5: Você precisa mudar o seu modelo mental e passar a ver o dinheiro como algo positivo na sua vida e na vida das outras pessoas.Ao invés de focar no que não tem, agradeça pelo que tem. Sente-se e reserve alguns minutos para fazer uma reflexão (acesse o link) sobre a sua infância, antes de você ter qualquer dinheiro e quando as coisas eram pagas para você sem que se desse por conta disso.

Se você não conseguir fazer um dos exercícios um dia, não desista! Mantenha pelo menos o exercício 1 e 2 todos o dias. Você pode fazê-los sempre, mesmo que não tenha listado os seus sonhos.  Depois disso, vá tentando aplicar os outros exercícios de acordo com a sua necessidade.  Faça alguma coisa, saia da inércia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário