segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O melhor disco do Ano : Habitame Siempre



Habítame Siempre é o décimo primeiro álbum de estúdio gravado pela cantora, compositora, atriz, escritora e empresária mexicana Thalía. Foi lançado no dia 19 de novembro de 2012. O álbum é considerado pela cantora, o melhor de toda sua carreira. Segundo Thalía, Habítame Siempre é mais romântico e reflexivo. Thalía começeu a trabalhar no álbum em 2011, após o nascimento de seu segundo filho, Matthew Alejandro e a morte de sua mãe. Um dos produtores do álbum é seu marido Tommy Mottola e a gravadora do novo trabalho da cantora é a Sony Music. Thalía tem contrato assinado com a Sony, desde 2009 quando lançou seu primeiro álbum ao vivo, Primera Fila. O álbum apresenta colaborações com o cantor inglês Robbie Williams e com o cantor canadense Michael Bublé.

SINGLES Até o momento, Thalía só disponibilizou um single, Manías, que segundo a cantora, é uma canção bem forte. Manías já está a venda nas plataformas digitais desde seu lançamento em 08 de outubro de 2012. A canção já entrou na parada Billboard Latin Digital Songs, na posição #12.


Com uma voz doce e simpática, Thalia atende ao telefone e garante: "estou no melhor momento da minha vida". Além de se dizer extremamente feliz com o tempo passado com o marido, o executivo Tommy Mottola, e os dois filhos, o mais novo nascido neste ano, mais de duas décadas depois do lançamento de seu debut, Thalia, a cantora de 41 anos finalmente considera ter feito um trabalho que vê como inteiramente seu, 'Habitame Siempre', desde o último dia 19 de novembro disponível para os fãs. "Eu fiz tantas coisas nos últimos anos, interpretei tantas canções e personagens e, agora, parece que enfim encontrei a paz, o equilíbrio e a liberdade em minha vida", diz a cantora, há 14 anos morando em Nova York, em entrevista exclusiva ao Terra. "Sinto-me atualmente livre para escolher as canções que realmente gosto para o repertório, as pessoas que realmente me interessam para me relacionar e me sinto bastante confiante com isso."



Mesmo passada menos de uma semana desde seu lançamento, o álbum já é extremamente bem-sucedido. Sucessor de Primera Fila, que superou a marca de 1,5 milhão de cópias vendidas, Habitame Siempre gerou frutos logo no dia seguinte em que chegou às lojas e sites de download: além de atingir a primeira posição da parada de sucessos latinos da revista Billboard, no período o trabalho foi certificado com Disco de Ouro nos EUA, por suas 500 mil cópias comercializadas no país. No entanto, o processo para se chegar a ele foi longo, de mais de três anos, e marcado pela necessidade de superar algumas coisas, vistas como obstáculos pela mexicana.

"Depois de Primera Fila, fiquei um tanto nervosa quanto ao que eu faria depois, pois queria continuar com o sabor e veracidade do disco. Então, ao longo do processo de escolhas para o novo trabalho, precisei juntar todos os elementos que queria. E foi realmente um grande desafio criar grandes músicas, com arranjos incríveis e achar as canções certas para que as pessoas pudessem se apaixonar por elas", explica a cantora, que classifica o 10º trabalho de estúdio de sua carreira como um espelho de seu cotidiano. "Ele tem tudo a ver com minha vida pessoal. É o resultado das luzes e da escuridão da minha vida, uma jornada incrível, que a mim parece que já vivi sete vidas nesses últimos 20 anos."

Para marcar a fase atual, que classifica como início de uma nova era, Thalia optou por um repertório misto, indo de músicas inéditas a outras mais antigas, escolhidas a dedo por ela. Uma das escolhas foi Besame Mucho, provavelmente uma das mais conhecidas canções em língua hispânica do mundo, gravada em uma versão inglês/espanhol, na qual faz dueto com Michael Bublé. A ideia de incluí-la partiu da própria cantora, com o intuito de deixar o disco ainda mais pessoal, conforme descreve o momento atual.

"Precisei voltar no tempo para relembrar as canções que realmente me trazem lembranças dos anos de infância, adolescência. E adorei a ideia de interpretar Besame Mucho com Michael Bublé", afirma a artista, classificando como um privilégio regravar uma canção tão conhecida, principalmente pelo fato de ter sido composta por uma conterrânea sua, a mexicana Consuelo Velázquez, ainda na década de 1940. "Eu havia cantado com Michael em seu álbum de Natal (Christmas, lançado no ano passado) e, na ocasião, lhe disse, 'da próxima vez que eu for gravar um disco, você irá participar'. Foi um dueto que eu pensei desde o início para o disco e ele topou na hora."


O resgate de canções da infância não se limitou ao eterno clássico da música latina. No repertório do trabalho, Thalia incluiu uma canção de ninar que fez parte de todos os seus primeiros anos de vida, interpretada por seu pai antes das noites de sono - Muñequita Linda (Te Quiero Dijiste), da compositora espanhola María Grever. A faixa também é marcada por um dueto, desta vez com o cantor britânico Robbie Williams - participação que Thalia classifica como uma "obra do destino".

"Estava ouvindo um dia a versão que fizemos para ela, virei para o meu produtor e disse, 'sabe, seria incrível ouvir Robbie Williams cantando esta música. Na hora, ele virou para mim e afirmou que conhecia todo o pessoal que trabalha com Robbie, incluindo os empresários, produtores, e disse que poderia mandá-lo um arquivo naquele minuto para ele gravar a canção", conta Thalia, não escondendo a empolgação com a oportunidade. "Eu respondi, 'por favor, envie a ele o arquivo, diga que sou uma grande fã e peça a ele que considere fazer a parceria. Meu produtor fez isso, Robbie ouviu a música, a amou, entrou no estúdio e a gravou 100% em espanhol. Foi exatamente assim que aconteceu." 

Nada de novelas
Se a carreira de cantora tem se mostrado um estrondoso sucesso para Thalia, cujas vendagens de discos já ultrapassaram a marca de 40 milhões de cópias no mundo inteiro, no Brasil foi como atriz que ela se tornou conhecida. Depois de ter atuado em duas novelas no início da vida de artista, nos anos 1990 a mexicana protagonizou uma espécie de trilogia composta pelas tramas María Mercedes, Marimar e Maria do Bairro, até hoje reprisadas no País - desde 2011, as tramas voltaram a ser exibidas pelo SBT, levando o canal a atingir a vice-liderança de audiência. Apesar disso, desde 1999, quando atuou em 'Rosalinda', Thalia não retornou mais à dramaturgia.

"Fazer novelas é muito, muito difícil. É trabalho demais, há a necessidade de estar disponível por muito tempo e eu preferi investir em mim como cantora, decisão que sigo abraçando", explica, afirmando que, ainda assim, produtores ainda insistem em convidá-la para retornar à TV. "Sempre peço a eles que elaborem algo mais compacto, tipo uma série. Até porque amo atuar. Amei fazer cada um desses papéis, até porque ainda sobrevivem, são grandes sucessos. As personagens eram muito vulneráveis, mas, ao mesmo tempo, selvagens, sonhadoras que vislumbravam futuros ótimos, otimistas e autênticas. Acho que as pessoas se identificaram com elas desde o começo e viram suas histórias como uma grande inspiração. Essas Marias mostraram que é possível superar obstáculos e fazer coisas incríveis na vida."

Enquanto a teledramaturgia segue em hiato indefinido, a cantora procura outras atividades além da música para manter a satisfação artística e pessoal. Um exemplo recente é o trabalho como escritora, que já rendeu três livros, todos dedicados a mulheres. O quarto, já a caminho, se mantém concentrado no público feminindo, tendo como temática bebês. "Escrever, para mim, é como uma festa", afirma. "Só preciso jogar um monte de emoções em um pedaço de papel e constatar o quão incrível é contar sua história tendo em vista o surgimento de uma nova perspectiva ao leitor, que tem a oportunidade de superar obstáculos de uma forma mais viável. Todas as vezes que estou escrevendo tenho isso em mente."

Mas a prioridade no momento é o planejamento da turnê mundial de 'Habitame Siempre', que deve passar pelo Brasil em 2013 - ao menos segundo os desejos de Thalia, com inúmeras vindas ao País ao longo dos anos. "Definitivamente, o Brasil está no topo da minha lista. É e sempre foi um dos meus lugares favoritos. Tenho memórias maravilhosas daí, das pessoas, da cultura, da feijoada, da caipirinha", diz, citando as semelhanças entre os brasileiros e seus conterrâneos, que em comum tem até a vivência em países com índices extremos de violência. 

"Nós temos pessoas incríveis no Brasil, no México e em toda a América Latina. É um povo feliz, com culturas riquíssimas e vivendo em países lindos. E não merece toda a atual situação social, que me entristece muito. Espero que, de alguma forma, as coisas melhorem, pois são pessoas que merecem mais."




Nenhum comentário:

Postar um comentário