sábado, 7 de junho de 2014

Aquecimento da Gratidão



Acho importante fazer uma introdução para que eles façam sentido e para que todos percebam a importância da gratidão nas nossa vidas.
Se você fizer uma breve análise nas áreas da sua vida, você vai perceber com facilidade que as áreas que você mais reclama são as piores e as áreas que você mais se sente feliz e grato pelas pequenas coisas são as que prosperam.

Ou você está sem dinheiro e fica reclamando que não tem dinheiro. Fala o tempo todo que isso é caro, que não pode fazer isso ou aquilo. Passa a ter rejeição a tudo que trata de dinheiro, nem liga para o dia do pagamento pois “o dinheiro vai entrar e sair mesmo”. Acaba se privando do que o dinheiro pode te trazer de bom e mesmo que gaste, reclama que está gastando ao invés de agradecer pelo que tem, reclama do que compra porque é caro ou porque não pode ter. Fala mal de quem tem dinheiro, repreende quem gasta dinheiro e fica sempre desconfiado com o outro que tem dinheiro e você não. Resultado: você continua sem dinheiro e a situação vai ficando cada vez pior.
Esse padrão se repete nos seus relacionamentos, no trabalho e no amor. Pode testar, é batata!

Ou seja, tudo que acontece nas nossas vidas (eu disse tudo!), seja bom ou ruim, nós atraímos com os nossos pensamentos e a nossa postura diante dos acontecimentos da vida.
Pensar nisso dá uma certa "deprê" mas ao mesmo tempo é maravilhoso saber que a gente tem o poder de mudar tudo de agora em diante.
Temos livre arbítrio para decidir se queremos ser uma Pollyana e procurar o lado bom em tudo ou se vamos agir como aquele personagem do desenho que vive no “Ó céus, ó vida, ó azar! Isso não vai dar certo!”  Há muito tempo eu escolhi ser Pollyana, só me faltava a técnica.

Para quem não se convenceu e precisa de embasamento teórico, vou fazer uso de um livro antigo e bem conhecido, a Bíblia.
Mateus capítulo 13, versículo 12 que diz o seguinte:
“Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.”
De início a frase não fez muito sentido para mim ( até porque a interpretação da Bíblia não é o meu forte) mas quando você inclui a palavra gratidão nesta frase, tudo começa a fazer sentido.
“Porque àquele que tem (gratidão), se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem(gratidão), até aquilo que tem lhe será tirado.”

O segredo é dar valor ao que você já tem hoje e ser grato pelas pequenas coisas da vida. Muito simples!

Amanhã a gente começa com o primeiro dos 28 exercícios mas para aquecer sugiro que você se observe hoje. Perceba os seus pensamentos e as suas palavras. Se elas são positivas ou negativas, se você enxerga o lado bom ou lado ruim das coisas e se você valoriza de verdade tudo que já tem hoje.

Se você está naquela fase que não vê muitos motivos para agradecer, alugue o filme “O escafandro e a Borboleta”. Tenho certeza que depois de ver o filme, que é baseado em fatos reais, você vai perceber muitos motivos para agradecer.
Depois me conta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário