Você sabia que a páscoa no México é mucho loca e tem alguns aspectos bem diferentes da nossa aqui no Brasil? Conheça algumas características da comemoração… Quem sabe você não se anima para anotar na sua agenda e ir conferir tudo isso de perto?
· As crianças esmagam os ovos recheados com pedaços de papel na cabeça umas das outras na semana anterior à Quaresma.
· Ocorre em todo o país a encenação da Paixão de Cristo, especialmente em Iztapala, cidade ao sul da Cidade do México que atrai cerca de 3 milhões de mexicanos. A tradição é uma homenagem a Santo Sepulcro, que segundo contam afastou para sempre a cólera de 1843, epidemia que dizimou quase toda população local.
· Apesar de chocolates e coelhos fazerem parte da rotina somente das classes mais altas, é mantido o costume de não comer carne na Sexta-Feira Santa e muitas vezes até em todas as sextas-feiras da Quaresma.
· No domingo de páscoa, passa em rede nacional uma missa especial em celebração a ressurreição de Cristo.
· Ao meio-dia do domingo de páscoa, acontece a “malhação de Judas”. Na brincadeira, bonecos representando o apóstolo traidor são socados, enforcados e queimados, sendo que em alguns lugares o boneco é trocado por uma piñata, objeto grande cheio de doces que as crianças tentam quebrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário