
OK, você deve estar pensando: "Ela enlouqueceu. O símbolo da Páscoa é o coelho!".
Resposta certa: ambos são. Leiam só o comentário que achei na wikipedia:
"Muitas histórias estão ligadas aos símbolos da Páscoa, entre elas, a colomba pascal. Ao norte da Itália, em Lombardia, vilarejo de Pavia, houve uma invasão local do exército de Albuino, o rei dos Lonbargos. Um confeiteiro do local resolveu preparar um presente para o invasor. Criou um bolo diferente, preparado com ricos ingredientes e assado no formato da pomba da paz. Quando recebeu o presente, o invasor ficou encantado com o sabor do bolo e com a sensível idéia e decidiu poupar o vilarejo do ataque. O bolo simboliza a vinda do Espírito Santo.
A pomba ou colomba pascal, um pão doce e enfeitado com a forma de ave, é um símbolo cristão. A forma de pomba era utilizada muito freqüentemente nos antigos sacrários onde se reservava a Eucaristia. O símbolo eucarístico se converteu logo no pão doce que costuma ser compartilhado, em alguns países europeus - especialmente na Itália - no café da manhã de Páscoa e da "Pasquetta", a segunda-feira de Páscoa."
Só que aí, tendo em vista "a vida corrida da mulher moderna", as indústrias que atualmente fabricam colomba pascal resolveram arredondar a dita cuja, "facilitando o corte". E lá se foi, em nome dos novos tempos, uma velha simbologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário